Ganhar Dinheiro na Internet

Ganhar dinheiro na internet é uma das perguntas top list do Google.

Muita gente continua fora do mercado de trabalho ou cansado da rotina de trabalho padrão. Se você chegou até este artigo, possivelmente faz parte desse grupo.

Muito se fala sobre ganhar dinheiro na internet e as dúvidas são muitas, mas afinal, essa história de ganhar dinheiro na internet é verdade? De que forma?

Se essas são as suas dúvidas, este post é para você!

Em primeiro lugar preciso lhe dar as boas vindas ao nosso crescente grupo de empreendedores digitais e em segundo lugar dizer que sim, é possível ganhar dinheiro na internet de forma honesta.

A concorrência é cada vez maior, mas não desanime, porque a quantidade de oportunidades não para de crescer.

Neste artigo trago 20 possibilidades de renda pela internet, onde algumas certamente devem se enquadrar nas suas habilidades.

E as que não se enquadram, fique tranquilo, tudo se aprende no mundo virtual, pois não faltam conteúdos de qualidade para te ajudar.

É importante dizer que fazer dinheiro na internet demanda trabalho duro, ou seja, se você quer dinheiro fácil esse artigo não é pra você.

Algumas estratégias importantes são: estudar bem o mercado, conhecer o seu público-alvo e desenvolver habilidades.

Então fique motivado, porque as próximas linhas podem lhe ajudar a escrever o seu futuro e você poderá ter um negócio promissor ou, pelo menos, boas fontes de renda extra.

Sem mais delongas, confira 20 maneiras comprovadas de ganhar dinheiro na internet.

1. Monte um e-commerce – ganhar dinheiro na internet

Como ganhar dinheiro com E-commerce

Em geral as pessoas hoje preferem comprar pela internet. O comércio eletrônico cresce cerca de 30% ao ano no Brasil. Com isso o e-commerce se tornou ótima alternativa pra quem está começando no mercado.

O custo é menor do que o de uma loja física, e assim o preço final do produto também pode ser menor, o que atrai o consumidor.

Através de plataformas como Shopify, NuvemShop, WordPress, dentre outras, você já consegue criar e personalizar a sua loja virtual de forma rápida.

Você terá custos com domínio, hospedagem e com um tema profissional de e-commerce. Essas plataformas precisam ser muito seguras e robustas, por isso os valores dos planos são mais caros do que para sites comuns.

Vai precisar também pensar no estoque de produtos e na logística de entrega. Pode trabalhar com produtos próprios (um pouco mais arriscado pra quem está começando) ou comprando produtos fabricados em outros países, como os do site AliExpress, e revendendo por um preço maior (opção mais segura para iniciantes).

O envio dos produtos pode ser feito de forma integrada com o serviço dos Correios ou por dropshipping (vou detalhar este item mais a frente), onde a entrega fica por conta do fabricante.

2. Ganhe dinheiro com blog – ganhar dinheiro na internet

Os blogs aparaceram como espaço democrático para pessoas expressarem suas opiniões sobre determinados assuntos. Hoje o blog está entre as melhores e mais sólidas maneiras de ser uma fonte de renda lucrativa.

É a principal estratégia para um negócio de sucesso online. Existem ótimas estratégias para ganhar dinheiro com anúncios no Facebook, marketing no Instagram etc. Mas vale lembrar que estes sites não são seus e têm suas próprias regras. Você pode, por exemplo, ser bloqueado e, da noite pro dia, parar de ganhar dinheiro.

O blog é um negócio seu, com as suas regras e metas para ser a sua central de comunicação e negócios. Cada artigo novo no seu blog é como um novo ativo que fica ali atraindo tráfego maior a cada dia.

Como ganhar dinheiro com blog? Você pode negociar espaços publicitários, monetizar com anúncios do Google Adsense, vender produtos de afiliados ou seus próprios produtos digitais.

Mais informações neste artigo: 12 hábitos de blogueiros de sucesso.

3. Trabalhe como freelancer – ganhar dinheiro na internet

Há uma demanda muito grande por serviços online de frelancers. Com o crescimento da internet vários novos tipos de serviços foram criados, como por exemplo: social media designer, editor de conteúdo, desenvolvedor web, especialista em SEO, entre muitos outros.

Se você tiver algum tipo de habilidade para serviços online pode ser uma ótima oportunidade de renda extra ou mesmo de renda fixa.

A prestação de serviços não é tão escalável como as outras fontes dessa lista, porque você está vendendo seu tempo e há limites no crescimentos de ganhos. Mas um bom profissional pode criar uma boa clientela, que vai pagar bem e solicitar novos trabalhos.

O ideal é escolher um nicho de mercado que você tenha habilidades, mas também que tenha demanda e seja rentável.

Exitem plataformas especializadas em trabalho freelancer, como Workana, 99Freelas, Upwork, entre outras. Você cria um perfil e pesquisa por anúncios de trabalho. Várias empresas buscam por freelancers com conhecimentos específicos.

Confira alguns tipos de serviços procurados: desenvolvedor de aplicativos, analista de SEO, web designer, ilustrador, programador, fotógrafo, tradutor, redator, animador 3D etc.

4. Seja um produtor digital – ganhar dinheiro na internet

Seja um Produtor digital e ganhe dinheiro online

Você provavelmente deve ter conhecimento em um determinado assunto, que poderá agregar valor a um público interessessado. Você pode então se tornar um produtor digital, criando conteúdos online que vão ajudar pessoas, que vão querer comprar este conhecimento.

Produtor digital é a profissão do futuro! Cada vez mais pessoas querem aprender pela internet, devido a vários benefícios que isso traz, como por exemplo, poder consumir o conteúdo a qualquer hora e de qualquer lugar que tenha internet. Ou então poder repetir o vídeo, reler o e-book ou até mesmo tirar dúvidas em grupos online.

Um conteúdo digital é qualquer tipo de arquivo que possa ser baixado pela internet e ser consumido posteriormente. Alguns formatos comuns são: ebooks, podcasts, videoaulas, palestras, infográficos etc. Criar um produto digital pode tornar-se uma ótima opção de renda passiva para quem produz.

5. Ganhe dinheiro como afiliado – ganhar dinheiro na internet

Você pode se afiliar a um determinado produto e passar a indicá-lo no seu blog, redes sociais etc. Essa indicação leva o visitante para a página de vendas do produto. Se o visitante comprar, você recebe uma comissão pela indicação.

Gigantes do e-commerce como Amazon, Booking, Americanas.com já trabalham com afiliados. Por exemplo, se o seu blog tem artigos com resenhas de livros, você pode se afiliar à Amazon e indicar ao leitor o seu link de afiliado.

Existem também plataformas que fazem a intermediação do processo de vendas, conectando Produtor, Afiliado e Comprador.

Por exemplo, um info-produtor cria um curso em vídeo e disponibiliza na plataforma.

Afiliados podem se tornar parceiros deste produto, indicando a potenciais compradores. As 3 plataformas mais conhecidas são: Hotmart, Monetize e Eduzz.

A Hotmart trabalha só com produtos digitais, também conhecidos como info produtos.

São produtos como plataformas de automação de marketing digital, cursos online em vídeos, e-books, podcasts, entre outros. As comissões são muito boas! Variam entre 40 a 60% de comissão em cada venda.

Já na Monetize e Eduzz, além de info produtos você também encontra produtos físicos para se afiliar. As pessoas têm menos objeção com produtos físicos, logo são mais fáceis de vender.

Por outro lado, as comissões são mais baixas, normalmente não passam de 10 ou 15% do valor do produto. Vai depender então do nicho e da sua estratégia. Pode valer a pena se você vender em boa quantidade.

6. Seja afiliado autoridade – ganhar dinheiro na internet

Considerado o modelo mais sólido e escalável, o afiliado autoridade se destaca como um especialista em algum nicho específico.

Você vai usar seu conhecimento de nicho, sua autoridade, para promover produtos e eliminar as objeções de compra do seu público-alvo.

Ter uma audiência consolidada no seu blog, vlog ou redes sociais é essencial para influenciar e atrair potenciais compradores dos seus produtos.

A principal estratégia de um afiliado autoridade é a entrega de conteúdos de alta qualidade, tornando-se referência no nicho.

Você também pode começar do zero nesse tipo de estratégia para ganhar dinheiro na internet.

É preciso construir sua influência de forma escalável adquirindo habilidades, conhecendo bem os produtos que vai indicar, entregando bons conteúdos e ganhando pouco a pouco credibilidade.

O resultado é um pouco mais demorado, mas se torna um negócio sólido e duradouro.

7. Seja afiliado investidor – ganhar dinheiro na internet

Trabalhar como afiliado investidor é uma maneira rápida e eficiente de começar a ganhar dinheiro online, porque não há necessidade de ter um blog e nem produzir conteúdo.

Sua principal meta é criar anúncios que levem o maior número de pessoas direto para a página de vendas do produto.

Como o nome já diz, o afiliado investidor precisa ter um capital para investir nos anúncios. As principais plataformas para começar a fazer anúncios são Facebook Ads e o Google Ads.

Cada vez que alguém clica no link do seu anúncio você paga um valor para a plataforma onde anunciou. Por isso esse tipo de publicidade é chamado de PPC (pay-per-click).

A grande sacada pra quem trabalha nessa modalidade é conhecer bem o seu avatar para filtrar os possíveis compradores por idade, gênero, interesses, etc.

8. Ganhe como associado da Amazon

O programa de afiliados da Amazon, chamado Associados Amazon, permite que você ganhe 4% ou mais sobre as compras realizadas através do seu link de associado.

A melhor forma de indicar produtos da Amazon é com conteúdos de qualidade do mesmo nicho destes produtos.

Fazer um review do produto funciona bem. Divulgue no seu blog, redes sociais, youtube etc.

Para se associar basta clicar neste link e efetuar o cadastro. Você escolhe o produto que deseja indicar e gera seu link de associado.

Quando alguém clica no seu link você pode receber uma comissão se o visitante comprar o produto até 24 horas depois do clique.

9. Use o Google Adsense – ganhar dinheiro na internet

Veicular anúncios em sites / blogs é uma estratégia muito usada para ganhar dinheiro online. A plataforma mais usada para isso é o Google Adsense.

Você precisa cadastrar seu site ou blog na plataforma e escolher suas preferências de formato de anúncio. Depois é só adicionar os blocos dos anúncios em seu blog.

O pagamento pode ser feito por cliques (PPC) nos banners de anúncio ou por impressão do anúncio.

Pra valer a pena é importante ter um bom volume de visitas no seu blog / site.

10. Venda produtos na OLX – ganhar dinheiro na internet

A OLX funciona como um site de classificados. É também uma ótima opção de ganhar dinheiro extra na internet, porque qualquer pessoa pode vender produtos novos ou usados.

O site não se responsabiliza pela entrega e qualidade dos produtos anunciados, que fica por conta do vendedor.

Uma das grandes vantagens de anunciar na OLX é a enorme quantidade de pessoas que acessam o site em busca de produtos específicos. O potencial de venda é muito bom!

O site é bem intuitivo para publicação de anúncios.

Basicamente você precisa definir uma categoria, um título chamativo, a descrição, preço e fotos do produto. O anúncio precisa ser aprovado pela plataforma.

É importante seguir as regras do site. Anúncios de serviços, por exemplo, são considerados anúncios profissionais.

Você deve evitar venda de qualquer produto relacionado à saúde ou nicho adulto. Será reprovado!

O contato é feito pelo chat online ou pelo número de telefone do perfil do vendedor.

Você pode criar quantos anúncios quiser, se estiverem dentro das regras. O anúncios podem gratuitos e pagos (ganham mais destaque).

11. Invista seu dinheiro online – ganhar dinheiro na internet

Ganhar dinheiro como Investidor

Uma boa opção para ganhar dinheiro online é investir no mercado de ações, na Bolsa de Valores, que possibilita uma rentabilidade acima de média. Não é necessário grandes valores para começar.

Combina com perfis mais agressivos, pois há riscos. É importante conhecer todos os mecanismos para não cair nas armadilhas mais comuns do mercado.

Um bom investidor sabe dividir seu tempo entre estudar e operar.

Tome cuidado com promessas de altos lucros no mercado de ações.

É preciso ter base teórica, conhecer o potencial de cada empresa, ter paciência, dedicação, disciplina, controle mental e emocional.

Um trader não está num jogo de azar ou sorte e não deve investir baseado em “achismos” ou seguindo o “comportamento da manada”.

É preciso estudar, ter sabedoria, ler os gráficos, fazer uma análise séria e coerente. Se você tem essas características, o mercado de ações pode ser uma ótima opção para ganhar dinheiro na internet!

12. Revenda hospedagens

Você pode comprar uma conta de hospedagem compartilhada independente, isto é, que permitem domínios diferentes e revender esses espaços para seus clientes.

Embora seja um negócio mais técnico pode ser rentável.

Se você trabalha com criação de sites e blogs, pode oferecer sua hospedagem compartilhada e também lucrar com isso. E ainda mantém seu cliente conectado a você.

É importante escolher um provedor web confiável, que tenha um bom suporte online, hospedagem segura, cPanel, contas de e-mail ilimitadas e, claro, bom preço.

A Hostgator (hospedagem deste blog) atende a todos esses requisitos, com ótimo custo/ benefício.

13. Venda fotos – ganhar dinheiro na internet

Existem vários sites de banco de imagens que compram fotos de boa qualidade, mesmo que você não seja um profissional.

Se você gosta e sabe tirar fotos com boa resolução, pode ganhar dinheiro vendendo esse material.

Você pode se afiliar a esses bancos de imagens e ganhar uma comissão pelas fotos vendidas.

Pode vender uma única foto várias vezes. É uma boa fonte de renda passiva.

Uma boa dica é tirar fotos de diferentes categorias. Por exemplo: paisagens, animais, pessoas, escritório etc.

Abaixo algumas sugestões de banco de imagens:

14. Crie um canal no YouTube – ganhar dinheiro na internet

Ganhar dinheiro na internet com Canal no Youtube

O YouTube é o terceiro site mais acessado em todo o mundo e o segundo maior buscador.

A quantidade de dinheiro que passa pela plataforma é altíssima e com certeza é uma das melhores fontes de renda online.

Criar um canal no YouTube é simples, basta ter uma conta no Gmail.

Dessa forma você pode produzir vídeos educacionais (vídeos de “como fazer”, tutoriais etc.) ou conteúdo para entretenimento (webseries, review de produtos etc.).

Hoje em dia a produção de vídeos está mais fácil graças aos smartphones.

Com apenas um tripé, seu celular e boas ideias você já consegue criar vídeos para o seu canal.

Produza conteúdos de qualidade e publique regularmente.

Assim você consegue criar uma base de inscritos e mais visualizações para seus vídeos.

Você pode monetizar seu canal com a inserção de anúncios do AdSense em seus vídeos.

A cada clique neste anúncio, você recebe uma comissão do AdSense.

Outra forma de ganhar dinheiro na internet com vídeos é como influenciador digital, indicando produtos digitais ou físicos.

Nesse caminho você pode entregar conteúdos de qualidade e fazer indicações de produtos dentro do seu nicho ou fazer vídeo review.

15. Venda através do Dropshipping

O dropshipping é um tipo de e-commerce no qual você vende um produto físico pela internet sem precisar ter este produto em estoque, manusear, embalar ou se preocupar com o frete.

Você cria uma loja virtual, faz parceria com um fornecedor que faça dropshipping e na sua loja disponibiliza os produtos desse fornecedor para venda.

Com a venda, você recebe o dinheiro por meio da sua loja.

Parte do dinheiro é seu lucro e a outra parte é para comprar o produto do fornecedor, que vai se responsabilizar pela entrega. Basta passar o endereço do cliente.

Mas entenda que é preciso dedicar tempo e dedicação para gerar tráfego, escolher fornecedores confiáveis e garantir a credibilidade da sua loja virtual.

16. Crie mini sites – ganhar dinheiro na internet

O modelo de negócio como Mini Sites tem como objetivo a venda direta de um produto ou de alguns produtos de um mesmo segmento.

É rápido de se criar porque não precisa de publicação constante de conteúdo e nem mesmo de conhecimento sobre determinado nicho. Basta conhecer bem todos os detalhes do produto.

O principal conhecimento de quem trabalha com mini sites é saber aplicar bem as técnicas de SEO, para conseguir um ótimo posicionamento no Google e outros buscadores.

Uma das vantagens dos mini sites é a boa taxa de conversão, já que pessoa que busca um determinado produto no Google já tem interesse e boa possibilidade de comprá-lo.

Estude bastante sobre SEO e tráfego orgânico e se torne um especialista no assunto.

Dessa forma você terá um mini site de sucesso e gerar uma boa renda.

Uma ótima opção gratuita para criação de mini sites é usar o Google Sites.

A edição é bem simples, basta clicar e arrastar os elementos, que o design se organiza automaticamente em um layout de grade. Os temas são simples, mas são todos responsivos e bem eficientes.

17. Responda pesquisas online – ganhar dinheiro na internet

Esse modelo de negócio pouca gente conhece.

Provavelmente não é a melhor maneira de ganhar dinheiro online, mas pode ser uma boa opção para obter uma renda extra.

Você responde a pesquisas online e ganha prêmios, dinheiro, cupons, itens e vale presentes.

Tem sites que pagam alguns centavos e até alguns reais para você responder pesquisas.

Confira abaixo alguns desses sites populares de pesquisas:

18. Gerencie Redes Sociais (Social Media)

Ganhar dinheiro na internet - Gerencie Redes Sociais (Social Media)

Muitas empresas e empreendedores não encontram tempo para gerenciar seus perfis nas redes sociais e preferem pagar pessoas com conhecimento e tempo para fazer isso por elas.

Se você tem experiência com Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest etc., pode se tornar um Social Media, isto é, ganhar dinheiro gerenciando uma ou várias plataformas para terceiros.

As principais atribuições de um Social Media são:

  • Postar conteúdo de valor, fornecido pelo cliente ou mesmo criado por você;
  • Elaborar a imagem do post. Para isso você pode usar recursos online: banco de imagens gratuitos e um editor de imagens online e gratuito , como o Canva.
  • Responder a todas as mensagens / postagens das redes sociais;
  • Encaminhar as reclamações dos clientes para o departamento responsável;
  • Conseguir mais seguidores para a conta.

Uma das grandes vantagens de trabalhar como Social Media é poder fazer tudo remotamente. Basta ter um smartphone conectado à internet.

19. Trabalhe como anunciante no Google Ads e Facebook Ads

Se você souber gerenciar campanhas no Google Ads e Facebook Ads, pode oferecer serviços a clientes interessados em aumentar sua visibilidade online.

Você precisa basicamente criar campanhas patrocinadas nestas plataformas, configurar a segmentação e, então, colocar os links no ar.

Feito isso, basta então monitorar o desempenho dos anúncios e fazer eventuais ajustes e otimizações necessárias e assim trazer o retorno esperado pelo seu cliente.

20. E-mail Marketing – ganhar dinheiro na internet

Crie uma lista de e-mails interessados em um nicho específico, se relacione com ela e crie uma sólida base de negócios.

Para trabalhar de forma profissional com listas de e-amil é importante usar um serviço de automação de marketing, assim você passa a ter funcionalidades como auto responder, criação de campanhas, formulários para captação de contatos, landing pages, relatórios etc.

Para atrair novos leads para a sua lista de e-mail você pode oferecer no seu site ou blog uma isca digital em troca do e-mail. Isca digital pode ser um e-book grátis ou uma série de vídeo aulas sobre determinado assunto.

Construa confiança com sua lista oferecendo conteúdos de qualidade, assim suas chances de converter sua audiência em clientes são maiores.

O custo com o envio de mensagens online é extremamente baixo e gera ganhos incríveis.

Sugestão: o E-goi é uma ótima plataforma de e-mail marketing gratuita!

Você pode ter uma lista de até 5001 leads, criar campanhas e um auto responder.

Conclusão

As possibilidades para ganhar dinheiro na internet são infinitas. Neste artigo enumerei as que considero mais interessantes no momento, mas não há fórmula mágica.

Existe sim, criação de projetos sólidos de rentabilização e a utilização de estratégias testadas e comprovadas

Ganhar dinheiro na internet - FNO

Se você deseja se tornar um empreendedor digital de sucesso e criar um modelo sustentável de negócio online totalmente do zero, recomendo o treinamento Fórmula Negócio Online 4.0, do Alex Vargas.

INVESTIMENTO QUE VALE A PENA! Está tudo lá! Tudo que você precisa aprender para alavancar seu projeto online.

Aplique o conhecimento obtido nesse treinamento, que em pouco tempo você terá de volta o valor investido e ainda começará a lucrar muito.

Alguma dúvida? Quer sugerir outras formas de ganhar dinheiro na internet? Deixe um comentário. 

Um forte abraço e até o próximo artigo! 😉

[ EBOOK GRÁTIS ] 🚀 SEO - GUIA COMPLETO PARA INICIANTES

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    4 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *