Neste artigo trago 10 livros que todo empreendedor precisa ler.

Ter sonhos, paixão pelo que faz, aceitar desafios, propor soluções, perceber oportunidades, são algumas características que todo empreendedor deve ter.

Não é nada fácil empreender. É natural buscar referências para ajudar nessa trajetória.

Muitos empreendedores de sucesso recorrem à leitura como referência teórica e inspiração para os seus negócios.

Através da leitura você se aproxima de histórias de sucesso, ganha dicas de planejamento estratégico, tem insights, aprende métodos inovadores e criativos, e muito mais. Inspire-se!

1. Mindset

Autor: Carol S. Dweck | Tradutor: S. Duarte

Mindset - empreendedor

Um livro delicioso de ler e que vai te ajudar a entender como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos.

A autora fala de forma simples sobre os 2 tipos de mentalidade: o Mindset Fixo x Mindset de Crescimento.

Mindset fixo = orientação pro talento e não pro aprendizado. É a pessoa que acredita só nas suas capacidades e não no seu esforço

Mindset de crescimento = tudo que se faz é pra aprender. Tudo que se consegue na vida é através de esforço.

2. Seja Foda!

Autor: Caio Carneiro

Seja Foda! - Livro

Se encontre com esse livro. Mais que isso, leve com você! Com “Seja Foda!” você vai aprender atitudes e comportamentos necessários para conquistar, em todos os aspectos da sua vida, resultados incríveis.

Você já questionou pra onde está indo? Aonde quer chegar? Está se dedicando o suficiente naquele projeto que tanto ama? Esse livro vai provocar e inspirar. Vai te  tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um dos seus sonhos. Seja Foda, Feliz, Otimista, Determinado e Abundante.

3. O Poder do Hábito

Autor: Charles Duhigg | Tradutor: Rafael Mantovani

O Poder do Hábito - livros empreendedor

Esse livro te ensina a entender que todo hábito requer uma rotina. Alguma coisa acontece que nos leva a agir de determinada maneira, porque a gente ganha alguma coisa com isso. Esse é o ciclo do hábito.

Você vai entender porque você faz algumas coisas coisas de forma automática. Por exemplo: por que que todo o dia eu como pacote de biscoito depois do almoço, em vez de comer uma fruta?

Existe alguma coisa por trás dessa rotina. Qual gatilho me faz levantar da cadeira e partir para o biscoito?

Este livro, além de melhorar sua produtividade e seu foco, vai te fazer entender quais são os hábitos dos consumidores. Isso vai mudar o seu jeito de olhar para o mercado e e seus clientes.

4. Pai Rico Pai Pobre

Autor: Robert Kiyosaki

Pai Rico Pai Pobre - educação financeira

Todo mundo tem livro que transformou sua vida. Pai Rico Pai Pobre foi o meu. É um livro fantástico que muda nosso entendimento sobre dinheiro.

O autor, Robert Kiyosaki, conta que ele era um cara muito simples e tinha um pai pobre. Na infância ele tinha uma amigo que tinha um pai rico.

O pai de verdade tinha muito conhecimento, porém nenhuma habilidade com dinheiro.

Já o pai do seu migo, o pai rico, começa a lhe ensinar conceitos fundamentais de finanças, como por exemplo, a diferença entre ativo e passivo.

O autor vai desfilando esses conceitos de forma muito simples, que qualquer um pode entender e aplicar. Uma obra envolvente e fundamental para qualquer pessoa que quer ter sucesso como empreendedor.

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5. Crie seu mercado no mundo digital

Autor: Bruno de Oliveira

Crie seu mercado no mundo digital - empreendedor digital

A internet tomou conta da nossa vida, seja para interagir com pessoas queridas ou adquirir produtos e serviços. O e-commerce brasileiro tem potencial para crescer 100% ou mais nos próximos anos.

Mesmo pra quem tem um negócio físico, desenvolver uma estratégia on-line deve ser a sua prioridade número 1 agora!

Bruno de Oliveira, autor deste livro e empreendedor, já ajudou diversos negócios a alcançar a marca de R$ 100 mil de faturamento.

Com este livro você vai aprender estratégias consagradas para validar seus produtos na internet e encontrar seus caminhos de venda.

6. As armas da persuasão

Autor: Robert Cialdini

As armas da persuasão - livros empreendedor

Esse é o livro de cabeceira de qualquer empreendedor. Você vai ganhar elementos e recursos para convencer outras pessoas a fazer coisas que são do seu interesse.

Quando tomamos uma decisão, seis princípios psicológicos básicos governam nosso comportamento e podem ser usados como verdadeiras armas:

  1. Reciprocidade: sentimos o impulso de retribuir, nem sempre de forma vantajosa para nós, o que outra pessoa nos proporcionou.
  2. Compromisso e coerência: depois que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para nos comportarmos de maneira condizente com o compromisso assumido.
  3. Aprovação social: buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir.
  4. Afeição: preferimos acatar pedidos de pessoas que conhecemos e de que gostamos.
  5. Autoridade: temos um arraigado senso de obediência à autoridade.
  6. Escassez: tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível.

7. O Poder Da Ação

Autor: Paulo Vieira

O Poder Da Ação - empreendedorismo

Sentir insatisfação por algum período, no trabalho, nos estudos, com o corpo ou mesmo com as pessoas que você convive, é comum. Mas se essa insatisfação durar muito tempo algo está errado.

Neste livro, o autor lhe convida a quebrar esse ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização.

O Poder da Ação já impactou positivamente mais de 250 mil pessoas e pode ser a chave para o que você tanto procura.

O autor usa uma metodologia diferenciada, que realmente estimula a ação, através de desafios e provocações que vão te estimular a agir e ir em busca dos seus objetivos e sonhos.

8. De Zero a Um

Autor: Peter Thiel e Blake Masters | Tradutor: Ivo Korytowski

De Zero a Um

Se você está copiando o que fez Bill Gates, Larry Page, Steve Jobs ou Mark Zuckerberg, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo.

Cada inovação é única. Em vez de competir, você passa a ter o monopólio da ideia, do produto. Toda inovação vai de 0 a 1.

Peter Thiel apresenta em “De Zero a Um” uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

9. Copywriting: Palavras que Vendem Milhões

Autor: Gustavo Ferreira

Copywriting: Palavras que Vendem Milhões

Você conhece o poder das palavras que vendem?

Copywriting é a arte da comunicação persuasiva. 🚀 O que faz a diferença no mercado não é ter o melhor produto… é ter a melhor carta de vendas. ❤

Exatamente por isso este livro reúne a experiência do autor ao se tornar um copywriter de elite, e traz como conteúdo especial:

  • Princípios de marketing e resposta direta.
  • 219 headlines altamente persuasivas escritas pelos maiores copywriters do mundo
  • 12 cartas de vendas que venderam mais de US$ 1 bilhão
  • 26 modelos para iniciar suas cartas de vendas
  • 7 passos de Gary Halbert para escrever copys vencedoras
  • Roteiro de 52 passos para cartas e vídeos de vendas
  • Como definir seu avatar corretamente
  • Modelo de carta de vendas para “preencher os espaços em branco”
  • Como montar uma oferta irresistível …

10. Marketing 4.0

Autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Marketing 4.0

Esse livro é um clássico. Philip Kotler é um dos maiores do marketing moderno no mundo. Ele criou o conceito dos 4 estágios do marketing.

Ele explica a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Neste livro, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler descreve as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

Eles mostram não só como as conexões digitais alteram de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Conclusão

Estes são os 10 livros que todo empreendedor deve ler.

Nem nas escolas, nem nas universidades se consegue passar por tanto aprendizado.

Espero que este artigo seja um guia definitivo para lhe auxiliar na escolha de livros para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Você já leu algum destes livros? Tem algum que faltou nessa lista? Vou adorar saber sua opinião!

Um forte abraço e até o próximo artigo! 😉

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    4 Comentários

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      • Oi Leo,
        Muito legal! O hábito da leitura é excelente para tudo na vida. Meu pai já dizia: “quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”
        Abraço.