Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas.

Quando a gente olha de fora, parece que só existem vantagens.

Sim, há muitas! Mas vou contar, não é uma coisa fácil como muitas pessoas pensam.

Eu trabalho em casa há mais de 10 anos.

Comecei como designer gráfico freelancer, montei minha própria agência, a Interage Design, e hoje trabalho também como empreendedor digital, com marketing de afiliados.

Com base nessa minha experiência, selecionei as 10 dicas infalíveis para trabalhar em casa com o máximo de produtividade.

São as dicas que considero mais importantes para o seu melhor rendimento em home office.

1. Defina o seu local de trabalho

Tenha o seu espaço de trabalho, um cômodo da casa pra usar como o seu escritório.

Se você mora com a família, com esposa, filhos etc., é importante que todos saibam que ali é o seu espaço de trabalho e deve ser respeitado como tal.

Por isso, dê preferência a locais mais silenciosos, onde você consiga se concentrar e ter foco nas suas atividades.

Coloque ali somente o que você precisa para realizar o trabalho de forma adequada, com uma ambiência agradável.

É sempre bom que o espaço seja arejado e bem iluminado.

Se você gosta de trabalhar ouvindo música, tenha uma pequena caixa de som em sua mesa.

Ou então, tenha uma planta, se você é amante da natureza ou um painel na parede com frases motivadoras, se isso te inspira no dia a dia.

Mas não exagere. Na sua mesa de trabalho menos também é mais. Seja minimalista. Deixe ali só o essencial, pra manter sua atenção focada.

Enfim, faça do seu home office o local ideal pra que sua produtividade supere todas as suas metas.

2. Crie uma rotina de horário

Qual horário do dia que você rende mais? Prefere começar a trabalhar às 8h da manhã?

Então que horas deve dormir no dia anterior? Vai trabalhar de segunda a sexta?

Vai eleger um dia de folga na semana, mas trabalhar no final de semana?

Sim, uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é que você pode, e deve, estabelecer sua carga horária de trabalho!

Você não tem um chefe, não tem que bater cartão, não tem alguém que vai descontar no seu salário se você chegar atrasado.

Então, é muito fácil ficar na cama e dormir até mais tarde. Ou então assistir sua série predileta até de madrugada.

Por isso, é extremamente importante mudar o seu comportamento, criar uma rotina de trabalho.

Se você percebe que produz mais à noite, e o seu tipo de negócio permite o trabalho nesse horário, por que não?

Você pode, por exemplo, usar a parte da manhã pra descansar ou resolver problemas domésticos, e definir sua primeira jornada de trabalho de 14h às 19h. jantar, voltar depois seguir de 20h às 24h.

Esse é o tempo que você tem e que deve cumprir.

3. Evite distrações – trabalhar em casa

Mantenha a TV desligada. Isso inclui séries da Netflix! Quem não gosta, não é verdade?

É um desafio até para os mais focados. Acesse as redes sociais apenas para suas metas de marketing digital.

Quando for navegar pelas mídias sociais apenas pra relaxar, ou quando for ler e-mails e notificações do celular, faça somente nos momentos de pausa, entre uma tarefa e outra.

Seu horário de trabalho não deve ser usado pra resolver problemas pessoais.

Tanto você quanto as pessoas mais próximas, devem entender que você está trabalhando em casa, e que o horário pré estabelecido não deve ser usado para outras coisas.

Acione seu mindset e mantenha sempre o foco!

4. Faça uma lista de tarefas

Além das distrações, tentar guardar na mente todas as tarefas a serem realizadas pode deixar seu cérebro com excesso de informações e isso atrapalha muito a produtividade.

A melhor solução é criar uma lista de tarefas.

Parece algo muito simples, mas transferir as tarefas para a lista, seja no papel ou no computador, esvazia sua mente, mantendo-a focada na tarefa a ser realizada.

Lista de tarefas melhora a experiência de trabalhar em casa.
Lista de tarefas melhora a experiência de trabalhar em casa.

Coloque no início da lista as atividades que precisam ser entregues primeiro. Isso irá ajudá-lo a não se esquecer de nenhum prazo.

Risque da lista as tarefas já realizadas e sinta a sensação de dever cumprido. Isso dá mais ânimo para seguir com as tarefas seguintes.

Uma dica bem interessante pra manter-se produtivo e disciplinado é estruturar a lista dividida, por exemplo, em 3 grupos:

  1. Tarefas que precisam ser feitas hoje;
  2. Atividades que seriam desejáveis que você terminasse;
  3. Tarefas que podem ser adiadas.

Lista de tarefas pode ser também muito útil quando você precisa fazer um projeto complexo.

Uma dica é você dividir todo o projeto em pequenas partes, na sequência que elas vão acontecer para que essa sua meta se torne realidade.

Faça uma lista e vá riscando cada parte realizada. Guarde essa dica, ela é preciosa.

5. Dê intervalos – trabalhar em casa

Ficar horas na frente da tela, sentado, as vezes em posição desconfortável para a coluna e, ao mesmo tempo, não deixar o cérebro descansar, pode nos deixar perdidos, sem foco, sem conseguir avançar nas tarefas.

Intervalos são fundamentais para espairecer as ideias.

Uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café ou mesmo meditar, são hábitos que vão favorecer sua produtividade!

Sabe aquele problema que parecia insolúvel?

Pois é, dar uma pausa, se distanciar um pouco dele, muitas vezes nos faz enxergar a situação como um todo, e a solução vem.

Então, não seja tão duro consigo mesmo. Ideias podem não surgir devido ao cansaço. Presenteie-se, dê intervalos!

🎯 SUGESTÃO DE ARTIGOS
10 segredos da Mentalidade Empreendedora de Sucesso
Aumente a produtividade com bons hábitos

6. Arrume-se para Trabalhar em Casa

Antes de começar sua rotina de tarefas, troque de roupa, como se de fato fosse sair para trabalhar.

Não precisa por gravata, vestir a melhor calça, colocar uma camisa social etc., mas por favor tire o pijama!

Quando você usa pijama ou aquela roupa meio rasgada (que você ama!), nosso cérebro entende que está na hora de relaxar.

Isso ainda acontece as vezes comigo, mas tento me policiar o tempo todo.

O cérebro quer produzir, mas tem alguma coisa pedindo pra ele relaxar. Então você fica nessa briga. É improdutivo e gera stress.

É muito importante pra quem quer trabalhar em casa dar os comandos certos para o seu cérebro.

Não se esqueça então dessa dica: trocar de roupa é o gatilho que faz seu cérebro acordar.

7. Divulgue seu trabalho. Comunique-se!

Mantenha interações com seu público, com as pessoas ligadas ao seu trabalho, seja seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores.

Trabalhar de casa pode se tornar uma armadilha. Sem comunicação você pode se tornar apenas um desconhecido atrás do computador.

Relacione-se nas redes sociais (Facebook, Lindedin, Instagram, Pinterest, Youtube etc.).

Se comunique pelo whatsapp, faça reuniões pelo skype e, quando possível, reuniões presenciais com clientes e fornecedores.

Construa relações fortes e duradouras com seu público.

Crie autoridade no mercado, fidelize seus clientes. Isso repercute positivamente no faturamento e na longevidade do seu negócio.

Fica então mais essa dica: “Lembre a todos que você está ativo, que você existe!”

8. Busque contatos além do virtual

Esqueceu do som de sua própria voz? Não lembrou de tomar banho hoje?

A barba está por fazer? Está usando a mesma roupa que acordou e já chegou o final do dia?

Fique atento! Você não precisa se tornar um ermitão para trabalhar em casa. Isso não é saudável.

Não fique só no virtual para se comunicar com seus contatos de trabalho. Use o telefone, escute a voz de outros seres humanos.

Quando possível faça uma visita pessoalmente ou mesmo por vídeo conferência.

Isso vai te ajudar a evitar o isolamento social e também melhorar a qualidade dos seus relacionamentos profissionais.

Trabalhar em casa é um conceito. É mais que o espaço da sua casa.

Você pode, e deve, mudar de ambiente sempre que possível. Isso pode lhe trazer mais inspiração e criatividade.

Trabalhar por algumas horas num co-working, por exemplo, é uma ótima ideia.

O ambiente é apropriado, descontraído e também uma boa oportunidade de trocar contatos de trabalho.

9. Algumas coisas podem dar errado. Esteja preparado

Nunca sabemos quando algum imprevisto vai acontecer, mas sabemos que imprevistos sempre acontecem.

Para quem trabalha em casa não seria diferente.

Por exemplo, você pode ficar doente, pode faltar internet, faltar energia, seu notebook pode para de funcionar. E, acredite, essas coisas sempre acontecem.

Segundo pesquisa, brasileiro não tem hábito de poupar e não se planeja financeiramente (fonte: Banco Central).

E quando acontecem problemas inesperados, há grandes chances de você precisar colocar a mão no bolso.

Se não tiver reservas financeiras vai acabar tendo que pagar juros de cheque especial, ficar devendo no cartão ou pegar um empréstimo.

Com um pouco de planejamento é possível minimizar os danos de problemas inesperados.

Em primeiro lugar, ter uma reserva financeira vai salvar a pátria nos momentos difíceis.

Ter algum local de emergência para trabalhar nesses momentos também é essencial.

Contactar um amigo solidário ou um café com wifi pode lhe devolver a energia e a internet até que as coisas se estabilizem.

Planeje-se! Com um pouco de atenção e disciplina você estará sempre preparado.

Gostou das dicas? Foram úteis? Sentiu falta de alguma coisa?

Diz pra gente aqui nos comentários o que você faz para trabalhar em casa.

Um forte abraço e até o próximo artigo! 😉

[ EBOOK GRÁTIS ] 🚀 SEO - GUIA COMPLETO PARA INICIANTES

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *