Fontes de Tráfego para Blog

Neste artigo eu vou te mostrar as 10 melhores fontes de tráfego orgânico para blog em 2024, que eu uso e que tem trazido centenas de visitas para o meu projeto online.

Se você está com dificuldade em atrair mais pessoas para o seu blog e quer conhecer quais são as melhores fontes de tráfego, fica comigo até o final deste artigo.

Olá, tudo bem com você? Meu nome é Renato Faria, empreendedor digital e designer gráfico. 

Aqui no Negócio Digital Produtivo eu publico conteúdos sobre marketing digital, estratégias para afiliados, renda online e várias dicas que vão te ajudar a montar o seu negócio online.

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é o conjunto de visitas que você consegue conquistar para o seu site/ blog de forma totalmente gratuita.

Ao contrário do tráfego pago, onde os usuários chegam até a sua página através de anúncios pagos, no tráfego orgânico você não investe dinheiro, mas sim o seu tempo produzindo conteúdos de qualidade.

Existem várias fontes de tráfego natural, como os mecanismos de busca (Google, Bing ou Yahoo), as redes sociais, e-mail marketing, whatsapp, entre outros.

Por que é importante obter tráfego orgânico?

Para muitas pessoas, trabalhar com tráfego orgânico pode parecer algo muito complexo e trabalhoso.

Em parte isso é verdade, mas acredite, vale muito a pena investir seu tempo criando conteúdos de qualidade, porque são como sementes que com o tempo começam a germinar.

Quando eu comecei tinha muita dificuldade em atrair as pessoas aqui para este blog, então precisei conhecer as melhores fontes de tráfego orgânico e saber como usá-las.

Afinal, de que adianta você criar conteúdos de qualidade se você não tem visitantes, não é verdade?

Melhores Fontes de Tráfego Orgânico para Blog

Então vou listar aqui as 10 melhores fontes de tráfego orgânico para blog em 2023.

1. Google – fontes de tráfego orgânico para blog

É praticamente impossível não pensar no Google, o maior buscador da internet, como fonte de tráfego natural para o seu negócio online.

Na minha experiência, o Google tem sido a melhor fonte gratuita de visitantes para o meu blog, mas não foi da noite para o dia.

Sem dúvida é preciso conhecimento e determinação para conseguir ranquear um artigo “gratuitamente” nas três primeiras posições dos resultados do Google, mas quando isso acontece, BINGO, é uma enxurrada de tráfego para o seu blog.

De forma simplificada você deve focar nesses detalhes para melhor rankear no Google:

Crie conteúdo de qualidade

Conheça bem o seu público-alvo, saiba quais são suas principais dúvidas/ dificuldades e crie conteúdos de qualidade que solucionem estes problemas.

Escolha as melhores palavras-chave

O robô do Google rastreia toda a internet através de sinais, especialmente as palavras-chave, para encontrar conteúdos de qualidade. Aprenda então a escolher palavras-chave que tenham muitas buscas e, se possível, pouca concorrência.

SEO On page

Use as principais técnicas de SEO dentro do seu artigo, como por exemplo: hierarquia correta de informação; palavra-chave na url, no título, na descrição e no conteúdo; links complementares para outros artigos do seu blog ou externos.

SEO Off page

O Google entende que o seu conteúdo é relevante quando outros sites apontam para ele. Isso ajuda e muito no crescimento da autoridade do seu blog.

Site responsivo e rápido para carregar

Aqui é uma parte técnica, porém não menos importante. O Google valoriza a experiência do usuário, logo, sites que carregam rapidamente e com boa leitura em celulares são mais valorizados.

Indexe seu site pelo Google Search Console

Assim que publicar seu artigo copie a URL e indexe no Search Console na opção “Inspeção de URL” > “Solicitar indexação”. O Google já vai saber que o seu artigo existe.

Tráfego blog
Veja o crescimento de cliques e impressões nos resultados do Google (últimos 3 meses) depois que comecei usar estas estratégias

Para saber com mais detalhes sobre SEO para blogs leia o artigo: 10 Boas Práticas de SEO para Aplicar Agora no seu Blog.

2. Pinterest – fontes de tráfego orgânico para blog

O Pinterest é uma rede social onde as pessoas compartilham imagens temáticas que são colecionadas dentro de pastas.

A plataforma vem crescendo bastante e já conta com mais de 200 milhões de usuários ativos, o que faz dela uma ótima fonte de tráfego gratuito.

Cada pin (imagem) publicado pode ser clicável, quer dizer, pode levar o usuário ao blog quando ele clica no pin.

Outra vantagem é que o Pinterest funciona também como buscador, então você pode escolher as palavras-chave mais buscadas dentro da plataforma, que tenham relação com seu conteúdo.

Diferente de outras redes sociais, onde os posts envelhecem após alguns dias ou horas, no Pinterest os pins tem uma longevidade maior porque são colecionados em pastas e com maior chance de serem compartilhados.

Essas características fazem do Pinterest uma poderosa fonte de tráfego qualificado e gratuito.

Aprenda a usar o Pinterest para gerar tráfego diário para o seu site ou blog de forma orgânica, sem precisar investir em anúncio.

3. Youtube – fontes de tráfego orgânico para blog

Sim, o YouTube pode ser uma excelente fonte de tráfego orgânico para o seu blog.

O YouTube é a segunda maior plataforma de busca depois do Google, e é usada por bilhões de usuários em todo o mundo.

Para os criadores de conteúdo, o YouTube pode ser uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade da marca, alcançar novos públicos e direcionar tráfego para o seu blog.

Em geral, o Youtube tem maior alcance de audiência que um blog. Se você criar vídeos relevantes para o seu nicho e otimizá-los para as palavras-chave relevantes, pode engajar facilmente esses conteúdos.

Com isso, você pode fazer conexões de posts do seu blog que abordam os mesmos assuntos dos vídeos. Confira algumas sugestões:

  • Divulgar durante o vídeo um post do seu blog que complementa o assunto;
  • Incluir link do seu blog no primeiro comentário fixo;
  • Colocar o link do seu post complementar na descrição do vídeo;
  • Incluir a URL do seu blog na capa e no texto do Sobre do seu canal.

4. Grupos do Facebook – fontes de tráfego orgânico para blog

Uma outra fonte de tráfego que eu uso bastante para divulgar os meus artigos do blog são os grupos do Facebook do mesmo nicho que eu trabalho.

Talvez algumas pessoas discordem de usar grupos de Facebook, porém no meu caso tem trazido resultados e consequentemente vendas.

Eu não estou falando aqui em vender direto nesses grupos. Já até testei essa estratégia, mas não tive resultados.

No entanto, consigo gerar tráfego divulgando os arquivos do meu blog em grupos do Facebook de um mesmo nicho que o meu, porque ali tem pessoas interessadas no meu conteúdo.

5. Quora – fontes de tráfego orgânico para blog

O Quora é uma das maiores plataformas de perguntas e respostas do mundo, com milhões de usuários ativos em todo o mundo.

É um site que permite que pessoas compartilhem conhecimentos e experiências com outras pessoas em todo o mundo.

Embora lembre um pouco o Yahoo Respostas, que foi encerrado em maio de 2021,
o Quora tem uma interface mais moderna, recursos mais avançados e maior qualidade em suas respostas, por ter um sistema de moderação mais rigoroso.

O Quora é uma excelente fonte de tráfego orgânico para o seu site ou blog.

Você responde a perguntas relevantes no seu nicho e inclui links para seu site ou blog como referência, isso pode aumentar a visibilidade do seu conteúdo e gerar tráfego para seu site.

6. Instagram – fontes de tráfego orgânico para blog

Instagram - Fontes de Tráfego para Blog

Quem não poderia ficar de fora dessa lista é o Instagram, uma das maiores redes sociais, com mais de 800 milhões de usuários por mês.

Para manter uma perfil engajado é importante postar conteúdo de qualidade regularmente, usar hashtags relevantes, interagir com seus seguidores, usar recursos como Stories e Reels.

As melhores formar de gerar tráfego orgânico para o seu blog através do Instagram são:

  • Link na bio: o Instagram só permite que você inclua um link em sua biografia. Use este espaço sabiamente para incluir um link para o seu blog ou para uma árvore de links, como a do Linke.bio por exemplo, e pulverizar tráfego para os seus conteúdos.
  • Stories: uma ótima maneira de promover o conteúdo do seu blog, seja através de uma imagem chamativa ou vídeo na vertical, você agora consegue também incluir links para o seu blog com adesivos interativos.

7. Tik Tok – fontes de tráfego orgânico para blog

TikTok pode ser uma boa plataforma para gerar tráfego orgânico para o seu blog, mas é importante entender que é uma plataforma focada em vídeos curtos e divertidos.

Portanto, é importante adaptar seu conteúdo para o formato do TikTok e encontrar maneiras criativas de promover o seu blog dentro desses limites.

Confira algumas estratégias:

  • Criar vídeos curtos que sejam informativos ou educacionais como isca para atrair usuários para o seu blog para obter mais informações sobre o assunto.
  • Usar hashtags relevantes para o seu nicho ou público-alvo para alcançar mais usuários interessados no seu conteúdo.
  • Incluir links para o seu blog na descrição do seu perfil do TikTok ou em seus vídeos, quando permitido pela plataforma.
  • Fazer parcerias com influenciadores do TikTok que tenham um público semelhante ao do seu blog e que possam promovê-lo em seus vídeos.

Certifique-se de fazer sua pesquisa e entender o público do TikTok antes de decidir investir tempo e recursos na criação de conteúdo para essa plataforma.

8. Telegram – fontes de tráfego orgânico para blog

O Telegram é um comunicador gratuito, um aplicativo assim como o whatsapp, só que com algumas vantagens.

Uma funcionalidade bem interessante do Telegram é a possibilidade de criar um canal dentro do aplicativo, que você pode divulgar e levar pessoas para dentro dele.

Não são como grupos onde todos podem trocar mensagens, mas sim uma espécie de lista de transmissão onde você pode divulgar seus conteúdos e fazer um marketing direto.

Nesse canal é possível, por exemplo, compartilhar sua rotina, seus bastidores, as estratégias que você usa no seu dia a dia com afiliado(a) etc.

Então você consegue criar um relacionamento direto com as pessoas e funciona como uma lista de e-mails, só que com melhor engajamento.

Com isso o Telegram, na minha opinião, é uma máquina de geração de tráfego orgânico, porque vira uma bola de neve, onde você tem um grupo vip qualificado para levar até o seu blog.

9. Linkedin – fontes de tráfego orgânico para blog

O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais e pode ser uma excelente plataforma para gerar tráfego orgânico para seu blog, especialmente se o seu conteúdo for voltado para negócios ou carreira.

Formas de gerar tráfego orgânico com o Linkedin:

  • Otimizar seu perfil: completo e otimize seu perfil para as palavras-chave relevantes. Isso ajudará a aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa do LinkedIn.
  • Compartilhar seu conteúdo na sua página: Compartilhe com seus seguidores da sua página conteúdos de qualidade para que eles possam ver e compartilhar com sua rede.
  • Participar de grupos relevantes: Junte-se a grupos relevantes no LinkedIn e participe das discussões. Compartilhe seu conteúdo e ofereça insights valiosos para aumentar sua visibilidade e credibilidade.

Assim como em outras redes sociais, no Linkedin a chave também é fornecer conteúdo valioso e relevante para sua audiência.

10. E-mail marketing – fontes de tráfego orgânico para blog

O e-mail marketing é ferramenta poderosa para levar visitantes engajados para o seu blog.

Envie para a sua lista uma campanha de e-mail marketing com título atraente e chamada para ação com a URL de um artigo recente do seu blog.

Não compre listas de e-mail, porque isso vai te dar dor de cabeça. Muitos leads dessas listas são “frios”, ou seja, não fazem parte do seu público-alvo. Além disso, podem ser e-mails “fakes”.

O melhor é construir sua própria lista oferecendo, por exemplo, um e-book ou mini curso grátis em troca do e-mail do seu visitante. Para isso, use uma página de captura.

Na minha opinião, a melhor plataforma gratuita de e-mail no momento é a Systeme.io. Confira o que o plano grátis oferece:

  • Lista de até 2.000 contatos;
  • Envio Ilimitado de e-mails;
  • 3 Funis de venda + 15 etapas em cada funil;
  • 1 Blog + posts ilimitados;
  • 1 Curso;
  • 1 Comunidade + membros Ilimitados;
  • Integração com Mercado Pago, Paypal e Stripe
  • E muito mais…

Como criar um negócio online de sucesso?

Aprenda a criar a estrutura completa do seu negócio online lucrativo, do absoluto zero e conquistar vendas diárias na internet, mesmo enquanto está dormindo.

Conheça o Formula Negócio Online 4.0, um treinamento prático, do básico ao avançado, com as melhores estratégias (comprovadas e validadas) de vendas online.

Se inscreva no FNO 4.0 e aprenda como alcançar o seu sonho de conquistar sua independência financeira.

Clique agora na imagem abaixo e se inscreva com 50% de desconto já aplicado!

Fórmula Negócio Online Promoção

Conclusão

Todo esse conteúdo tem como base a minha própria experiência, então eu recomendo que você escolha as fontes de tráfego orgânico que mais se identifica.

Se você usar essas cinco fontes de tráfego orgânico eu tenho certeza que vai vender muito na internet.

Importante, no entanto, que você esteja sempre produzindo conteúdos de qualidade regularmente para o seu público.

Deixa aqui nos comentários quais dessas fontes de tráfego você está usando no seu negócio online. Prefere usar alguma outra fonte?

Bem, espero que este artigo tenha te ajudado de verdade a conhecer as melhores fontes de tráfego orgânico para blog em 2024.

Um grande abraço e te espero no próximo artigo 🙂

[ EBOOK GRÁTIS ] 🚀 SEO - GUIA COMPLETO PARA INICIANTES

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    12 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Bom dia, Então tenho pasta de Blogger no Pinterest. Mais só salvo Imagem. Que mandam pra mim, Quase sempre, busco Imagem. de algumas enpresa. Isso pode dar certo no meu blog? Espero resposta.

    2. Por qual site posso começar um blog?
      O blogger do google ou comprando uma hospedagem e criando o blog?
      Outra coisa, como faço para gerar receita com blog, propagandas aparecendo na página.
      Excelente conteúdo, já salvei nos favoritos para reler.

      • Olá Marco, obrigado pelo comentário!

        Você até pode começar com o Blogger, que é gratuito, porém o Blogger tem algumas limitações. Uma dessas limitações é justamente conseguir aprovação no Google AdSense para gerar receita com blog (sua 2ª dúvida). Ta cada vez mais difícil ter um Bogger aprovado no AdSense.

        O AdSense é a plataforma de anúncios do Google. É por lá que vc consegue incluir anúncios no seu Blog.

        Se vc quer começar um negócio online da forma certa recomendo que vc invista em domínio e hospedagem.

        Domínio – Registro.br
        Hospedagem – recomendo a Hostinger: https://www.hostg.xyz/SHD9z

        Vou te sugerir a leitura de 2 artigos que eu fiz:

        Como Começar um Negócio Online Lucrativo em 10 Passos
        https://dicasdenegocioonline.com.br/como-comecar-um-negocio-online-lucrativo/

        Como ser Aprovado no AdSense: Checklist para Monetizar Blog
        https://dicasdenegocioonline.com.br/como-ser-aprovado-no-adsense/
        *para gerar receita com blog

        Espero ter ajudado! Abraço e sucesso 🙂