Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é a melhor forma de aumentar a visibilidade do seu blog/ site sem pagar nada, mas isso não significa que será fácil!

Para descobrir como conquistar visitas espontâneas e abundantes para o seu negócio digital é preciso conhecer algumas técnicas.

Graças ao Marketing Digital, muitos afiliados e empreendedores digitais iniciantes estão conseguindo seus objetivos apenas através do tráfego orgânico.

Vamos conhecer seus benefícios e conhecer algumas técnicas que o tráfego orgânico exige?

O que é tráfego orgânico mesmo?

Tráfego orgânico ou tráfego natural é o termo usado para todas as visitas ao seu site/ blog conquistadas de forma gratuita, seja através de mecanismos de busca, como o Google, Bing ou Yahoo, redes sociais ou de outros conteúdos online.

Obviamente não exige gastos com a publicidade paga, como por exemplo, aquelas que vemos nas redes sociais escritas como “patrocinado”.

No entanto, no tráfego orgânico você leva certo tempo para conseguir os resultados, diferentemente do tráfego pago.

Cada um tem suas vantagens e desvantagens, então vamos ver quais são.

Tráfego orgânico x tráfego pago: qual o melhor?

O que é melhor: tráfego orgânico ou tráfego pago…?

Uma pergunta que você deve ter feito a si mesmo em algum momento, não?

Vamos ver a diferença na integra entre o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Como funciona o tráfego orgânico?

Para conquistar tráfego orgânico certamente você não precisa reinventar a roda.

Acima de tudo crie muito conteúdo de qualidade que o seu público alvo precisa e utilize as técnicas de SEO para melhorar o posicionamento nos buscadores.

SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é o que vai colocar o seu blog, site ou página de venda nas alturas, mas você deve saber fazê-lo.

O Google preza pela experiência do usuário, portanto vai sempre entregar para ele os conteúdos mais relevantes e que possuem “sinais” de SEO bem desenhados.

Comece essa relação de amor com o Google, que os resultados vão aparecer em semanas ou meses, tudo vai depender do seu conhecimento.

Como funciona o tráfego pago?

O tráfego pago funciona quando você investe, por meio de anúncios publicitários, para gerar visitas ao seu blog, site, loja ou página de venda.

Normalmente, você paga pela sua palavra-chave para plataformas específicas.

O Google Ads é a mais conhecida, mas tem outras também muito boas como: Facebook Ads, Instagram Ads, Bing Ads etc.

Diferente do tráfego orgânico, o tráfego pago requer menos esforço e os resultados são mais rápidos, porque você faz anúncios sobre sua marca ou produto que podem girar pelo mundo todo.

Qual é a melhor estratégia afinal?

Se parar para pensar, o tráfego orgânico pode ser uma ótima estratégia, mas fique ciente que isso é de médio e longo prazo.

Mas dá para gerar um bom rendimento com ele, e conseguir bom posicionamento nos sistemas de buscas sem precisar gastar dinheiro.

Para alcançar esse objetivo é importante criar conteúdo de qualidade e usar boas práticas de SEO.

No caso do tráfego pago, sem dúvida é uma ótima estratégia para conseguir vendas rápidas.

Embora isso seja ótimo, é preciso ter um bom conhecimento de Google Ads ou Facebook Ads e sempre faturar mais do que você gasta nos anúncios.

Mas afinal, qual o melhor tipo de tráfego para gerar vendas todos os dias? Na verdade as duas! Os TOP afiliados usam as duas estratégias para duplicar o faturamento.

Qual a importância do tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é importante para criar uma estrutura sólida em seu negócio digital, porque depois que toda a engrenagem é criada tende a gerar resultados por mais tempo.

Empreendedores iniciantes, que ainda não têm dinheiro para começar a sua estrutura online, podem se beneficiar com as estratégias de tráfego gratuito.

Embora o custo seja quase zero, o tráfego orgânico requer o investimento do seu tempo, e nunca podemos esquecer que é tempo é dinheiro.

Muitos empreendedores digitais abandonam essa estratégia e migram para o tráfego pago, justamente porque demora mais a trazer resultados,

Com isso, se você quiser quebrar a concorrência e ver o seu site, loja online ou blog “bombar”, aposte no tráfego orgânico.

Benefícios do tráfego orgânico

Benefícios do Tráfego Orgânico

Vamos descobrir os benefícios do tráfego orgânico para sua empresa?

Tráfego orgânico oferece baixo custo

O benefício mais óbvio do tráfego de busca orgânica é a sua vantagem de custo zero, portanto diferente do tráfego pago, que exige certo custo alto.

Depois de implementar os princípios de SEO, certamente as visitas no seu site ou blog vão aumentar e com vantagem sobre os concorrentes, que estão presos no universo da publicidade paga.

Tráfego orgânico oferece credibilidade

Uma das razões pelas quais admiramos o tráfego orgânico é a credibilidade, porque tem uma base eficaz focada em Marketing de Conteúdo.

Nesse ponto do jogo, como a maioria dos usuários da Internet sabe, as empresas que adotam uma abordagem exclusivamente paga pelo tráfego costumam perder a credibilidade do mercado.

Tráfego orgânico enfraquece a concorrência

Quando você garante uma presença natural nos mecanismos de pesquisa e domina as primeiras posições, seus concorrentes só se desgastam empregando métodos pagos.

Em outras palavras, você irá reduzir suas despesas em comparação a eles.

Tráfego orgânico conhece a sua persona

Os usuários da internet não são iguais. Alguns preferem acessar sites por meio de mecanismos de pesquisa, por outro lado, outros clicam regularmente em anúncios pagos.

Por isso, é importante que os sites de negócios conheçam bem seu público-alvo para ser mais assertivo.

Os consumidores querem ser atraídos e o tráfego orgânico te obriga a criar um planejamento, que inclui um estudo sobre sua persona.

Falando em persona, vamos ver como aumentar o tráfego orgânico do seu blog?

8 Dicas para aumentar visitas no Blog

1. Conheça sua persona

Você já deve ter lido as palavras público-alvo e persona aqui neste artigo, mas você sabe o que cada uma representa e a importância principalmente da sua persona no seu negócio?

O que é público-alvo?

Público-alvo são aquelas pessoas que se interessaram pelo seu produto de afiliado, por exemplo.

Suponhamos que você venda como afiliado um “livro que ajuda perder peso em 30 dias.”

Neste caso, seu público-alvo são as pessoas que querem perder peso rápido.

Mas e quando falamos de persona?

O que é persona?

Para criar a persona ideal (personagem fictício) para o seu negócio, ou seja, aquela pessoa que faria uma compra certa, é preciso estudá-la.

Veja o que precisa conhecer sobre sua persona para criar uma:

  • Ter um nome;
  • Trabalha com o quê?;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Hobbies;
  • Idade;
  • Ambições e angústias;
  • Crenças e valores;
  • Dores em relação ao seu produto ou serviço;
  • Fatores/pessoas que influenciam na decisão de compra;

Este será seu cliente ideal, sua persona.

2. Faça um estudo de palavras-chave

SEO - palavra-chave

Quando se trata de blog, uma das estratégias mais importantes do SEO é estudar bem as palavras-chaves. E quando falamos de tráfego orgânico, isso é crucial!

Para pesquisar os termos que estão sendo mais buscados no Google, use o Google Trends ou o site Ubersuggest .

Escolheu a palavra-chave ideal para o seu artigo? Então use da forma correta. e repita várias vezes no seu texto, em torno de 15 vezes a cada mil palavras.

3. Crie conteúdo de qualidade

Responda: O que seria um conteúdo de qualidade para o Google e sua persona?

  1. Um conteúdo chato, longo e cansativo?
  2. Um texto que pode solucionar as dores do leitor?
  3. Um conteúdo regado de técnicas SEO e que ainda por cima responde às perguntas dos usuários?

Bem, se você respondeu que são as alternativas 2 e 3, acertou!

É preciso ter cuidado ao escrever um conteúdo de qualidade, então faça antes uma busca no Google e veja o que as pessoas querem saber.

Se baseie na concorrência para ter uma ideia de linguagem e estrutura, por que não?

Mas nada de plágio, hein?

4. Otimize o SEO

Se você usa o WordPress e tem o pluguin Yoast SEO instalado nele, ótimo!

O Yoast SEO é um excelente plugin que mede o nível de SEO no artigo antes de você publicar.

Ele mostra e praticamente diz o que você deve fazer para otimizar o SEO do seu conteúdo.

Por isso é importante conhecer as técnicas do Marketing Digital para saber exatamente como otimizar o SEO do seu blog.

Título

O título deve conter a palavra-chave. Sempre!

Usar certas palavras em CAIXA ALTA também alegra o Google e chama a atenção do leitor.

Mas faça com que seu título não fique muito grande, ok? Apenas chamativo e intrigante!

Imagens

Otimize as imagens do seu site sempre com a palavra-chave, na tag ALT ou atributo de imagem.

Salve sempre as imagens do seu artigo com a palavra-chave principal e secundárias.

Conteúdo

Cuide do conteúdo para que ele não seja nem muito curto (600 é o mínimo) e 2000 palavras é o máximo recomendado.

5. Compartilhe seus conteúdos em redes sociais

Compartilhar conteúdos nas redes sociais é uma excelente forma de fazer tráfego orgânico e atrair visitas para o seu blog.

E o melhor, sem pagar nada! Peça aos amigos que façam o mesmo para te ajudar!

As mais recomendadas são: Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e Linkedin.

6. Links internos

Usar sempre links internos nos seus artigos é uma das estratégias SEO mais importantes no tráfego orgânico.

Eles ligam páginas do seu site. Isso, além de enriquecer a experiência do usuário, ajuda o visitante a ficar mais tempo nele! E o Google gosta muito disso!

7. Backlinks (Link Juice)

Backlink é um link que leva o usuário de um site A para um site B, isto é, de um domínio para outro.

Quando um outro site cria um link que aponta para o artigo do seu blog, o Google entende que o seu artigo é relevante e, logo, vai melhorar o posicionamento dele.

Se o blog/ site que lhe indicou tiver um PangRank maior que o do seu, o seu blog adquire parte desse PageRank, quer dizer, parte da autoridade do site superior.

Essa “transmissão de autoridade” é também conhecida como Link Juice.

Em outras palavras, o Google entende que se têm muitos sites relevantes indicando o seu artigo, quer dizer que o seu conteúdo tem qualidade.

8. Torne o seu site responsivo

Um site ou blog responsivo é aquele que aparece na tela do celular do usuário adaptado para aquele tipo de tela.

Como disse antes o Google sempre preza pela experiência do usuário, logo, quanto mais legível for seu conteúdo em celulares, tablets e desktops, melhor para o visitante e consequentemente o Google vai valorizar isso.

Curso GRÁTIS de Marketing de Afiliados

Aprenda mais sobre tráfego orgânico e as melhores estratégias para fazer as primeiras vendas como afiliado, com este curso totalmente gratuito, “Como Ser Afiliado e Vender na Internet“, criado pelo Alex Vargas, um dos top empreendedores em negócios digitais.

Curso grátis - Como Ser Afiliado e Vender na Internet

Conclusão

Agora que você já sabe tudo ou quase tudo sobre tráfego orgânico coloque essas dicas em prática e veja o que acontece.

Não negligencie nunca o tráfego orgânico, pois quando feito da forma certa, traz resultados duradouros para o seu negócio digital, ou seja, muitas visitas e vendas…

Mesmo sabendo ser uma estratégia de médio e longo prazo, vale muito a pena “investir” no tráfego orgânico.

Espero que esse conteúdo tenha sido realmente útil para você! Ficou com alguma dúvida? ´Você usa alguma outra estratégia que não mencionei neste artigo?

Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Um abraço e sucesso 🙂

[ EBOOK GRÁTIS ] 🚀 SEO - GUIA COMPLETO PARA INICIANTES

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    6 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *