Como Escrever um Artigo para Blog

Neste artigo vou te mostrar como escrever um artigo para blog em 7 passos simples, seja você um blogueiro iniciante ou um redator web que deseja escrever artigos de forma rápida e produtiva.

Ontem mesmo um amigo me perguntou como fazer para o site dele aparecer nos primeiros resultados do Google.

Então respondi que, se não for através de tráfego pago, a melhor maneira é produzir muito conteúdo de qualidade para o público dele. Ele respondeu “Esse é o meu problema, não sei escrever artigos

Assim como ele, muitas pessoas têm dificuldade de criar conteúdos e preferem pagar por este serviço ou mesmo deixar seus sites e blogs abandonados e sem visitantes.

A boa notícia é que você não precisa ser um escritor ou mesmo um jornalista para conseguir produzir conteúdos de qualidade.

Siga estes 7 passos simples de como escrever um artigo para blog, que garanto que o seu processo de produção de textos vai ficar muito mais fácil.

Mãos à obra!

1. Assunto e palavra-chave

O primeiro passo para escrever um bom artigo é escolher o assunto, mas um grande erro aqui é falar sobre qualquer coisa que você ache interessante.

O melhor é saber qual assunto que o seu público quer ler. Existem várias maneiras de conseguir essa informação, como por exemplo, ler dúvidas em comentários de blogs, vídeos ou redes sociais relacionadas ao seu nicho.

Encontrou o assunto? Ótimo, mas ainda falta definir uma palavra-chave interessante que poderá fazer seu artigo aparecer nos primeiros resultados do Google.

Para isso, gosto de usar o site Ubersuggest, porque da pra saber a quantidade de buscas de uma palavra-chave, se é muito ou pouco concorrida e obter novas sugestões. Veja neste exemplo.

Imagine que você quer escrever um artigo sobre “como emagrecer”. Ao pesquisar por esta palavra-chave no Ubersuggest encontrei os resultados abaixo.

Pesquisa Ubersuggest

Os 2 primeiros resultados são “como emagrecer” (49.500 buscas/ mês e SEO Difficulty 46) e “como emagrecer rápido” (74.000 buscas/ mês e SEO Difficulty 52).

O SEO Difficulty mede o nível de concorrência, que varia de 1 a 100. Quanto mais alto o número, maior a concorrência.

Então é possível observar que nos 2 primeiros resultados o número de buscas é enorme, mas a concorrência também é alta.

Na terceira linha aparece a opção “como emagrecer o rosto”, com um bom número de buscas, só que a concorrência é bem menor (SEO Difficulty = 14).

Eis uma boa ideia de palavra-chave para escrever o seu artigo.

2. Título persuasivo

O título precisa ser chamativo, precisa despertar a atenção do leitor para que ele tenha interesse em clicar e ler o seu artigo.

Use e abuse de gatilhos mentais, elementos persuasivos como: números, adjetivos, palavras de impacto etc.

Seguindo o exemplo da palavra-chave “como emagrecer o rosto”, confira alguns exemplos de possíveis títulos impactantes:

  • Como emagrecer o rosto? Veja 10 dicas que podem te ajudar
  • Incrível! Como emagrecer o rosto com 6 exercícios simples
  • Como emagrecer o rosto: Guia definitivo passo a passo
  • 9 dicas de como emagrecer o rosto de modo rápido
  • Como emagrecer o rosto com alimentos saudáveis
  • Como emagrecer o rosto – 5 métodos caseiros que dão resultado!

Repara que usei sempre a palavra-chave nos títulos, isso é importante para o buscador. Só que com os elementos chamativos, a possibilidade de cliques é bem maior.

3. Introdução poderosa

Você escolheu um assunto interessante, uma palavra-chave de muitas buscas e baixa concorrência e criou um bom título que atraiu o seu leitor. Sensacional!

O próximo passo então é escrever uma introdução poderosa, que prenda a atenção do visitante logo no início. A melhor forma de fazer isso é contando alguma história que faça o leitor se identificar.

Repare que no exemplo da introdução deste artigo falei sobre um amigo meu, sobre a dificuldade que ele tem de escrever artigos.

Isso cria uma conexão interessante, porque você possivelmente se identificou com esse meu amigo (espero que tenha dado certo! rsrs).

Se o seu leitor sentir que tem algo em comum com você ou com alguém da sua história, é certo que vai ler o seu artigo. Vai ter confiança de que o conteúdo é relevante para ele.

Um detalhe importante também é usar a palavra-chave logo no início do primeiro parágrafo. Isso ajuda o Google a encontrar seu post e também reafirma ao leitor o que ele vai encontrar.

4. Conteúdo de qualidade

Conteúdo de qualidade

O conteúdo é a cereja do bolo. Se o leitor não encontrar a promessa do título, ele vai fechar sua página. Isso é ruim para o seu blog em termos de tempo de retenção.

Um blog otimizado tem que reter o leitor ao máximo dentro no artigo e o melhor para isso é escrever um conteúdo atrativo, completo e de qualidade.

Chegamos então ao centro da questão: como escrever um artigo para blog, que seja bom de ler, fácil de escrever e bom de rankear no Google?

A melhor dica é: “separe seu conteúdo em tópicos”. Isso vai organizar as suas ideias e deixar a escrita mais fácil, porque você vai fazer bloco por bloco.

Transforme cada tópico em um subtítulo do seu post. É melhor para o leitor e também para o Google, que adora essa organização.

Se você estiver tentando solucionar algum problema, os seus tópicos serão o passo a passo ou as dicas que vão solucionar esse problema.

Outra dica legal é usar uma linguagem fácil de entender, que não seja muito formal, como se você tivesse batendo um papo com o seu amigo.

Use também parágrafos curtos, de 1 a 5 linhas no máximo. Isso torna o texto mais fácil e rápido de ler na tela.

5. Colocar imagens

As imagens servem para ilustrar o conteúdo, quer dizer, devem ajudar a explicar melhor a ideia que você quer passar.

Servem também para deixar o seu texto fácil de ler. Usar uma imagem a cada 500 palavras, por exemplo, dá um bom equilíbrio visual no post.

Use sempre imagens de boa qualidade para passar profissionalismo. Podem ser fotos, gráficos, ilustrações, iconográficos etc.

Otimize suas imagens:

  • Use um editor para diminuir o tamanho e o peso da imagem. Imagens leves fazem seu artigo carregar mais rápido;
  • Antes de fazer o upload da imagem salve como o mesmo nome de sua palavra-chave. Isso também ajuda seu post a posicionar no Google;
  • Inclua um texto alternativo (tag “alt”) em todas as imagens do seu post.

Não recomendo que você use fotos do Google, porque podem ter direitos autorais não autorizados.

Confira o artigo Bancos de Imagens Grátis, com uma lista dos melhores sites para baixar imagens livres de direitos autorais e usar nos seus posts.

6. Conclusão do artigo

É sempre interessante você concluir o seu artigo com uma ideia geral, um resumo do que foi abordado no artigo.

Você pode disponibilizar, por exemplo, um infográfico, especialmente se for um artigo de passo a passo.

Aqui é o espaço para fazer um CTA (Call To Action), quer dizer, convidar o seu leitor para tomar algum tipo de ação, que vai depender da sua estratégia.

Exemplos de CTAs:

  • Convidar para conhecer seu Instagram ou se inscrever no seu canal do Youtube;
  • Sugerir outros artigos interessantes do seu próprio blog;
  • Indicar um produto, um curso que vai ajudar o seu leitor, caso ele tenha interesse em se aprofundar no assunto abordado;
  • Convidar para que ele faça um comentário sobre o post;
  • Entregar alguma recompensa digital, como um e-book ou curso gratuito, e ele entrar para a sua lista de e-mail.

Enfim, tudo vai depender da estratégia que melhor combina com a intenção do seu artigo. Isso gera um bom engajamento para o seu blog. Então não deixe de aproveitar esse momento.

7. Otimização de SEO

Otimização de SEO

Essa otimização é importante para que o seu artigo apareça no Google. Ao longo deste artigo falei de algumas otimizações importantes, mas vamos ver mais algumas.

Crie links internos direcionando para outros artigos do seu blog e links externos indicando outros sites. Esses links devem sempre complementar o assunto que você está falando.

Repita algumas vezes durante o texto a palavra-chave ou sinônimos dela, mas sempre no contexto. Não exagere. Use algumas vezes também nos textos alternativos das imagens.

Se você usa o WordPress instale o plugin gratuito Yoast SEO. Esse plugin é sensacional para você fazer uma otimização perfeita no texto do seu artigo.

Para mais informações sobre otimização de artigos, recomendo o artigo Boas Práticas de SEO para Aplicar Agora no seu Blog.

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Espero que este artigo tenha te ajudado de verdade a como escrever um artigo para blog, de uma forma clara e objetiva.

Não fique só na leitura. Coloque em prática. Quanto mais você escrever mais fácil e rápido vai ficar.

Até o próximo post 🙂

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

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