
Adotar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) nos conteúdos do seu blog ou site é indispensável para enfrentar a concorrência e aparecer nos primeiros resultados do Google e demais buscadores.
No mundo digital, sem tráfego não há clientes, nem vendas, nem branding da marca. Quanto mais tráfego um site tem, mais ele é notado pelos buscadores e consequentemente mais ele aparece.
Como veremos abaixo, criar um bom conteúdo é uma das principais estratégias de SEO, mas só isso não basta. É preciso fazer com que os “robôs” do Google encontrem sinais relevantes e coerentes para entregar seu conteúdo ao usuário.
Existem vários fatores importantes para ranquear de forma orgânica o conteúdo do seu blog nas pesquisas, quer dizer, sem precisar pagar o Google para que isso aconteça.
Neste artigo criei uma lista com 10 Boas Práticas de SEO para Aplicar Agora no seu Blog e melhorar seu posicionamento nos resultados do Google. Você confere a seguir.
1. Crie um conteúdo relevante
Se existe uma coisa que realmente deixa o Google feliz é um conteúdo com um propósito benéfico, quer dizer, um conteúdo que ajude de verdade pessoas, que entregue ao usuário exatamente o que ele está procurando.
O objetivo mais importante do Google é a experiência do usuário. Então, se o seu conteúdo responde de uma forma completa, objetiva e rápida ao questionamento do usuário, o Google vai ficar encantado ao ponto de querer exibi-lo nos primeiros resultados.
Não jogue seu tempo no lixo criando artigos só para vender. Procure conhecer quais são os principais problemas do seu público-alvo e crie um conteúdo que resolva de verdade esses questionamentos.
2. Escolha a palavra-chave certa

Encontrar a melhor palavra-chave para o seu conteúdo deve sempre levar em conta contexto do seu público-alvo, do seu avatar. Pergunte então: qual a palavra-chave que vai solucionar o problema do meu leitor e que tem potencial para rankear nas buscas do Google?
Outro detalhe relevante é trabalhar com palavras-chave de cauda longa (long-tail keywords), quer dizer, que contenha a síntese do seu conteúdo, mas que também seja mais específica.
Por exemplo: você pode criar um conteúdo com a palavra-chave “como ganhar dinheiro“. O volume de buscas é enorme, mas a concorrência também. Além disso, é um pouco genérica.
Você pode ser mais específico usando, por exemplo, “como ganhar dinheiro com marmitas fit“. Você vai atender a um público mais específico. A pessoa quer ganhar dinheiro, mas por ter afinidades com gastronomia, pode estar buscando por um negócio nesse contexto.
Segue abaixo algumas ferramentas gratuitas online que ajudam nas análises de palavras-chave:
- Google Trends – analise tendências de busca por tema ou por palavra-chave;
- Ubersuggest – ótima ferramenta para verificar o volume de buscas e para sugestões de palavras-chave afins;
- Answer de Public – entenda a relevância das buscas com base em perguntas como: “porque”, “quando”, “como” etc.
3. Palavra-chave no título, descrição, subtítulos e URL
Use a palavra-chave do seu conteúdo no título, na descrição, em alguns subtítulos, no texto e na url, porque isso mostra ao Google que o seu artigo é de grande relevância para quem busca pela sua palavra-chave.
Para que isso tenha efeito real é necessário que o seu blog tenha um html corretamente organizado em suas meta tags.
Títulos devem estar na tag title e H1. A descrição do artigo na tag description. Subtítulos com tag H2. O Google ama um site onde as informações são organizadas de forma hierárquica.
O título não deve ultrapassar 72 caracteres, pois é o limite visível nos resultados do Google. Não corra o risco de ter seu título cortado quando um resultado é exibido.
4. Otimização para mobile

O consumo de conteúdo em mobiles (plataformas móveis) ultrapassaram os dispositivos desktop, por isso o Google agora prioriza indexar páginas otimizadas para mobile.
Não é só para agradar ao Google. Se todas as páginas do seu blog são responsivas, quer dizer, se adaptam a desktops, tablets e mobiles, é a garantia de que o usuário vai conseguir navegar com facilidade por todas as páginas e se engajar com o conteúdo.
Priorize ter um blog otimizado para mobile. O seu ainda não é? Então resolva isso o quanto antes! Para quem usa a plataforma WordPress, uma solução rápida é escolher temas responsivos.
5. Use URL amigável
A URL deve ser curta e conter apenas a palavra-chave após o domínio. Isso já garante que ela seja fácil de memorizar, isto é, amigável.
Neste artigo, por exemplo, a URL é “dominio/boas-praticas-de-seo“. Repara que é uma URL atemporal. Isso permite atualizar o título sem precisar mudar a URL. Se a URL já foi indexada pelo Google, o melhor é não alterá-la mais.
Posso usar o título “10 Boas Práticas de SEO” e daqui um tempo incluir mas 2 tópicos e alterar o título para “12 Boas Práticas de SEO”. O título mudou, mas a URL se manteve.
6. Google Search Console: boas práticas de SEO
O Google Search Console é uma ferramenta desenvolvida pelo Google, totalmente gratuita e amiga inseparável dos profissionais de SEO.
Com ela você consegue solicitar a indexação rápida de uma página publicada recentemente, e assim, o Google logo vai saber que ela existe.
O Search Console também pode gerar um volume importante de informações sobre a qualidade das páginas para melhorias no SEO.
7. Otimize a velocidade de carregamento

O Google não gosta de páginas que demoram a carregar. Isso acontece porque o usuário não terá paciência de esperar o carregamento e possivelmente vai desistir de acessar.
Isso não é “achismo”, porque uma pesquisa feita pela Akamai mostra que 40% dos usuários vão desistir do seu site se as páginas demoram mais de 3 segundos para carregar.
O Google sabe se sua página está sendo abandonada constantemente devido a carregamento lento, então ele baixa pontuação da página e não mostra nos primeiros resultados.
Verifique a velocidade do seu site no Google Page Speed, uma ferramenta gratuita do Google que vai avaliar o tempo de carregamento e gerar um relatório detalhado dos problemas encontrados e como melhorar.
8. Use links externos
Não se limite a ter links em seus artigos apenas para conteúdos do seu próprio site ou blog.
Direcione seu conteúdo para links externos quando estiverem dentro do contexto. O Google fica muito feliz com essa prática porque enriquece a experiência do usuário.
Links para sites que têm boa autoridade também melhoram a autoridade do seu blog ou site porque novas conexões são feitas com outros conteúdos do seu nicho.
Um detalhe também benéfico para o usuário é abrir os links externos em uma nova aba. Dessa forma, ele não se “perde” do conteúdo inicial.
9. Boas práticas de SEO para imagens
Imagens podem e devem ser bem exploradas para agregar valor ao conteúdo. Isso porque “imagens valem mais que mil palavras”.
Além de tornar a leitura mais amigável, imagens podem ser exemplos visuais do que foi falado no texto e assim engajar positivamente o leitor.
O Google não entende o conteúdo de uma imagem, por isso é extremamente importante que você configure o SEO desse arquivo. Isso permite que as imagens sejam pesquisáveis.
Utilize a palavra-chave do post no nome da imagem. Isso cria conexão com o tema. Além disso, a foto do seu post pode aparecer na busca do Google Imagens e com isso trazer tráfego para a sua página.
Outro ponto relevante é utilizar sempre a tag “alt” para incluir a descrição da imagem. Isso é importante porque vai ajudar o Google saber do que se trata. No WordPress você encontra esse campo com o nome de “Texto alternativo”.
Obs. Utilize sempre imagens de bancos de imagens para não correr o risco da imagem ter direitos autorais. Nesse artigo você encontra uma lista dos melhores Bancos de Imagens Gratuitos.
10. Use HTTPS em vez de HTTP
O HTTPS tem muitos benefícios como, por exemplo, a melhora da segurança e da privacidade do seu site, além de melhorar sua classificação no ranking do Google.
Com o protocolo HTTPS o seu site não será alterado por terceiros. Isso possibilita filtrar visitantes mais seguros no seu site.
Outro benefício é que as comunicações se tornam criptografadas, muito apropriado para empresas e lojas online.
Conclusão e dica bônus
As dicas detalhadas acima são muito importantes para melhorar o posicionamento no Google e aumentar o tráfego para o seu conteúdo.
Para completar e arrematar essa super lista deixo aqui uma dica bônus tão ou mais importante: atualize o conteúdo dos seus posts.
Não deixe o seu artigo ficar ultrapassado, com informações que já não fazem mais sentido, afinal tanto o mundo físico quanto virtual estão em constantes mudanças.
Encontrar um conteúdo atualizado é tudo que o usuário precisa. Ele vai perceber que o seu blog tem esse cuidado e vai voltar para ler outros artigos.
Mas não só o usuário. O Google “ama” conteúdos atualizados! Isso impacta diretamente nos rankings porque ele sabe que seu blog está sendo útil.
E então, gostou desse artigo sobre Boas Práticas de SEO? Deixe seu comentário. Seu feedback é muito importante!
Sobre o Autor
6 Comentários
Ei, obrigado por compartilhar. Isso realmente torna o Seo mais compreensível.
Que bom que foi útil pra vc Adriano.
Abraço,
Esse artigo me fez compreender de uma forma bem ampla um assunto que eu achava extremamente complexo lendo por outros meios. Linguagem clara, didática, um artigo super completo.
Muito obrigado pelo feedback Andy!
Fico feliz em saber que o conteúdo está claro e que tenha sido útil pra vc.
Abraço,
Excelente artigo! Ótimo conteúdo, bem explicativo.
Vlw Bruno, muito obrigado pelo comentário!
Que bom que ajudou. Abraço e sucesso 🙂