Hábitos de Blogueiros de Sucesso

Os blogs não morreram, pelo contrário, estão mais vivos do que nunca. Conteúdos de qualidade e atualizados ganham hoje muita atenção do Google e têm grande chance de serem bem posicionados nas pesquisas.

Os blogs estão entre os maiores geradores de conteúdo nos rankeamentos dos buscadores, porque estão sempre em grande atividade, trazendo novos e bons artigos.

Escrever então pode se tornar uma ferramenta poderosa e de baixo investimento. Em tese, basta criar uma nova publicação no blog e compartilhar links nas redes sociais e listas de e-mail.

No entanto, gerenciar blogs e criar conteúdos de qualidade também consomem muita energia.

O maior segredo de blogueiros bem sucedidos é que eles têm bons hábitos.

Hábitos não servem apenas para promessas de ano novo ou para perder peso. Também são muito úteis para blogueiros conseguirem escrever mais rápido e publicar melhor.

Se você quer saber quais são os principais Hábitos de Blogueiros de Sucesso, continue lendo este artigo. Nele você vai aprender os seguinte tópicos:

1. Programe a frequência de seus posts

Se você quer mais tráfego orgânico no seu blog então publique mais posts. É fácil entender essa relação. A questão é conseguir manter esse fluxo de forma consistente.

Criar 4 posts numa semana e na semana seguinte nenhum, pode afastar seu público. Se ele gosta do seu conteúdo vai visitar com regularidade seu blog. Se ao chegar não encontra novidades, pode não querer voltar mais.

Descubra qual é a frequência mais adequada ao seu negócio e adote essa regularidade de publicações por pelo menos seis meses.

No início pode ser difícil, mas não se desespere. A repetição vai gerar um hábito e com o tempo se torna mais fácil.

Blogueiros de sucesso postam conteúdos épicos regularmente e conquistam leitores assíduos. Pode ser 1 post por semana ou 1 a cada 2 semanas.

Criar diariamente conteúdos vazios, curtos e entediantes são um convite ao fracasso. Concentre-se em manter a dupla “regularidade + qualidade” muito bem entrosada.

2. Pense como um leitor

Blogueiros de sucesso pensam como leitores.

Blogueiros de sucesso pensam como leitores. Sabem exatamente o que seus leitores vão pensar ao lerem seus artigos. Então se perguntam:

  • Por que meu leitor leria este artigo?
  • O que devo escrever de forma a ajudá-lo?

Para encontrar as respostas é preciso saber pra quem você está falando. Conhecer o perfil da sua persona, a síntese de comportamento do seu consumidor (leitor) ideal. Entender quais são seus desejos e objeções.

Seu lema principal deve ser sempre ajudar seus leitores e não apenas ganhar dinheiro.

Se você for um afiliado e estiver descrevendo todos os detalhes do produto que está vendendo, inclua os aspectos positivos, mas também os negativos, se notar que eles existem.

Pode parecer contraditório, mas é esse tipo de verdade que seu leitor espera. Isso vale muito a longo prazo. É o que vai ampliar sua audiência.

3. Entregue conteúdo de valor

Em geral as pessoas não estão muito preocupadas se você está usando palavras bonitas ou se está estruturando suas postagens em ensaios de 5 parágrafos. Elas querem mesmo é que você possa ajudá-las a resolver seus problemas.

Uma boa dica pra ter ideias conteúdos para o seu público, caso ainda tenha poucos artigos, é visitar blogs de concorrentes que estão num patamar acima do seu.

Observe o que as pessoas estão comentando. Ali pode ter alguma dúvida, alguma pergunta ainda não respondida. Isso pode se tornar o tema do seu novo artigo.

Existem muitas maneiras de agregar valor ao seu público. As principais são motivação, educação e entretenimento. Blogueiros de sucesso entendem isso e procuram criar conteúdos que conjugam essas 3 características.

4. Mantenha-se atualizado

Blogueiros de sucesso estão sempre atualizados.

Estar em constante estado de aprendizado é uma das principais características de blogueiros de sucesso.

Eles sempre procuram conhecimento ou alguma informação extra em seu nicho. Você não precisa ter 10 assistentes pessoais. Use os recursos que tem nesse momento.

Você não sabe nada sobre marketing no Instagram? Baixe um ebook, assista vídeos ou leia algum artigo sobre o assunto.

Procure por treinamentos gratuitos. Enfim, esteja sempre aberto a aprender coisas novas. A leitura é um hábito, que deve fazer parte de sua rotina diária.

Se você está sempre por dentro de assuntos recentes sobre o seu nicho, vai conseguir perceber a relação entre eles e conseguir projetar tendências. Isso vai te colocar na frente da corrida de posicionamentos do Google.

5. Faça um esboço do artigo

Após escolher o tema do seu artigo, pense numa estrutura básica com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Crie o título e faça um esboço do texto central em forma de tópicos, semelhante ao sumário de um livro. Isso vai lhe ajudar a economizar tempo e evitar problemas desnecessários.

A introdução é o que prende a atenção do leitor e passa pra ele uma percepção positiva do que vem pela frente.

Faça uma abordagem rápida sobre todos os tópicos que serão detalhados no desenvolvimento. Use aqui gatilhos mentais para captar a atenção do leitor.

O desenvolvimento é a parte prática do conteúdo. É onde o leitor vai encontrar as respostas para as suas dúvidas. Crie um passo a passo separado por tópicos pra facilitar o entendimento.

Ao chegar à conclusão o leitor já estará satisfeito com todas as dúvidas respondidas.

É o momento de chamar seu leitor para alguma ação (CTA), onde você poderá oferecer um e-book, um curso, uma compra ou mesmo lhe incentivar a escrever nos comentários.

6. Seja você mesmo

As pessoas gostam de textos autênticos, em sintonia com a verdade do autor. Um blogueiro de sucesso tem sua maneira própria de se comunicar. Uma personalidade falsa pode ser detectada a milhas de distância.

É bastante comum ver blogs de um mesmo nicho com conteúdos semelhantes. Porque leitores preferem alguns e outros não?

O que diferencia é a forma como um autor escreve, a maneira como ensina e agrega valor.

Escreva do jeito que você pensa, conte suas histórias, mostre que há um ser humano por trás de todas aquelas palavras. Se você tem um jeito mais bem humorado, se mostre assim.

Por outro lado, se tem uma personalidade mais séria, escreva dessa forma. Blogueiros de sucesso não escondem suas virtudes ou defeitos. São o que são.

7. Não tenha pressa

Querer terminar rapidamente um artigo para poder publicá-lo normalmente não traz bons resultados. O conteúdo pode ficar incompleto e muitas vezes até medíocre.

Blogueiros de sucesso estão sempre focados compartilhar conteúdos de qualidade, em resolver as dúvidas do seu leitor e não medem esforços para isso.

Um bom hábito e reler o artigo no dia seguinte, quando terá uma nova visão e perspectiva. Um texto que fazia total sentido no dia anterior pode não fazer mais sentido hoje. Isso é muito comum de acontecer.

Embora a consistência de publicação seja importante para manter seus leitores conectados, eles vão sempre priorizar um bom conteúdo.

Encontre o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade das suas postagens. Seu público merece o melhor!

8. Estabeleça metas

Alvo, meta

Crie um plano de ação para o seu blog. Quando você define metas, a mira se torna certeira para alcançar qualquer tipo de objetivo. Tudo flui e se trona viável.

Exemplos de metas:

  • Definir com antecedência as postagens do seu blog;
  • Escrever 10 novos artigos por mês;
  • Alcançar a marca de 500 visitantes no primeiro mês;
  • Investir em novo tema que trará mais conversão às suas ações;
  • Escrever um novo ebook para servir como isca digital.

Blogueiros de sucesso têm mentalidade empreendedora produtiva e trabalham duro para tornar esses objetivos realidade.

9. Colabore

Os blogueiros de sucesso colaboram com outros blogueiros ou marcas. Conhecido também como Guest Blogging, colaborar é uma ótima estratégia para aumentar seu público, além de ajudá-lo a construir relacionamentos com outras pessoas.

Colaborar também vai lhe ajudar a gerar uma reputação colaboradora, criar autoridade.

Alguns exemplos: escreva artigo para um blog; junte-se para seminários on-line; entreviste um blogueiro do seu nicho; crie produtos em parceria.

10. Otimize seu blog

Estude técnicas de SEO e use em seu blog. Esse é um item essencial e deve se tornar um hábito na criação dos seus artigos, caso você deseje aumentar o tráfego do seu site.

Pense como um visitante que deseja encontrar seu blog. Como ele buscaria nos motores de busca para encontrar seu post? As estratégias de SEO vão te orientar a criar um conteúdo corretamente otimizado para os buscadores.

Os itens que mais se destacam no SEO On-page, feito dentro da sua página, são:

  • O título deve ser interessante e chamativo;
  • Use tópicos e sub-tópicos para deixar seu conteúdo organizado e fácil de ler;
  • Defina as palavras-chave do seu artigo;
  • Crie uma meta-descrição que vá direto ao ponto;
  • Otimize as imagens. Seu blog também é encontrado através delas;
  • Utilize URLs amigáveis;
  • Faça links internos para outros artigos seus ou para conteúdos externos e enriqueça o seu post;

Se você quer começar agora a ganhar tráfego abundante e qualificado para o seu blog, baixe aqui gratuitamente o ebook “SEO – Guia Completo para Iniciantes“.

11. Acompanhe seus resultados

Resultados, Google Analytics.

Acompanhe tudo em seu blog. Não só tráfego! Identifique quais artigos seus leitores ficaram mais interessados.

Quais estão gerando mais tráfego e receita. De onde vem esse tráfego. Onde os visitantes estão clicando. Analise se o blog como um todo está lhe trazendo resultados.

Use sempre 2 ferramentas poderosas do Google: o Google Analytics.e o Google Search Console.

Assim você vai saber quantos usuários acessam o seu site, de que dispositivo, quanto tempo permanecem nas páginas, de que forma se comportam, quais palavras-chave estão rankenado melhor etc.

12. Seu blog, seu negócio

Deixei este tópico no final, porque é o mais importante e engloba todos os outros. Tem a ver com seu mindset, com a sua mentalidade empreendedora.

Afinal, é possível viver de blog? Pode demorar um pouco, mas é possível sim! É só você encarar o seu blog como um negócio e não como um hobby.

Siga todos os passos descritos nesse artigo e estará criando um negócio de sucesso. Estabeleça horários para o seu trabalho, defina tarefas diárias, semanais e mensais.

Invista num bom tema, de preferência um tema voltado para conversão como o Wolf WP, usado neste blog.

Outro item importante são os plugins. Existem muitos gratuitos de ótima qualidade. Ainda assim, alguns plugins pagos são essenciais, como o Ferramentas Ninja, utilizado por todos os Top Afiliados.

Seja um blogueiro de sucesso!

Deixe o seu blog agradável de navegar, com um bom design, clean, rápido, responsivo (se adapta às telas de laptops, tables e smatphones) e com conteúdos gratuitos memoráveis, que vão resolver todas as dúvidas do seu leitor.

Os blogueiros bem-sucedidos sabem que é preciso agir, fazer o trabalho. Depois se adaptam ao longo do caminho. Faça o melhor que você consegue hoje, mas faça!

Se você quer começar um negócio na internet totalmente do zero, recomendo o Fórmula Negócio Online, do Alex Vargas.

Com esse treinamento você vai aprender novas estratégias e atalhos para realmente fazer o seu negócio funcionar. Saiba mais!

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Um forte abraço e até o próximo artigo! 😉

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

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