Você conhece o Pinterest? Bem, preciso te contar a verdade. Eu já uso há alguns anos, mas não da forma correta. Não fazia ideia do potencial do Pinterest para gerar tráfego e vendas como afiliado.

Descobri recentemente todos os recursos dessa fantástica ferramenta e tem sido uma experiência renovadora para o meu negócio.

Quem tem um negócio online sabe que o tráfego é o combustível de um blog. Sabe como é importante trazer clientes em potencial para o seu site, blog, mini-site, e-commerce, Facebook, Instagram, Youtube etc.

O Pinterest  vai te ajudar a atrair muitos visitantes de forma orgânica, de forma gratuita, e aumentar as suas vendas.

Neste artigo vou te mostrar o que é o Pinterest, seu funcionamento e como utilizá-lo na sua estratégia de divulgação, para gerar tráfego diário para o seu negócio sem precisar investir em anúncio.

O que é o Pinterest?

Segundo a Wikipedia, o “Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas”.

Mas o Pinterest é mais do que isso. Os Pins (imagens publicadas em um perfil) são interativos e, quando clicados, levam o usuário ao site de origem do conteúdo ali divulgado.

Os Pins são ideias temáticas que podem ser pesquisadas por assunto ou hastag, compartilhadas e salvas em qualquer perfil.

Você pode expor seu produto, sua ideia, com título, descrição, hastags e link que leva o visitante para a página do seu artigo ou sua página de venda.

Aqui no Brasil o Pinterest ainda é pouco usado pra conseguir tráfego e gerar vendas. Como ainda temos pouco conteúdo falando sobre isso, muita gente subestima essa ferramenta de busca. Atualmente, 250 milhões de pessoas acessam o Pinterest todos os meses.

Como atrair tráfego para o seu negócio com o Pinterest

Uma conta no Pinterest otimizada para vendas pode atrair bastante tráfego orgânico para seu projeto. Mas pra isso é importante configurar o Pinterest da maneira correta e ter consistência nas publicações.

Siga todos os passos detalhados abaixo e veja esta estratégia funcionando e lhe trazendo ótimos resultados. 

1. Crie um perfil comercial

O primeiro passo é criar uma conta business no Pinterest. É simples e gratuito. Com a perfil comercial você tem acesso ao Pinterest Analytics e vai poder mensurar o desenvolvimento do seu projeto.

Ver o engajamento nos seus pins, as pessoas que alcança, o tráfego que é direcionado para o seu site e muito mais!

É comum quem trabalha com marketing de afiliados atuar em nichos diferentes.

Se for esse o seu caso, poderá criar até 4 perfis comerciais diferentes vinculados à sua conta pessoal. Assim poderá alternar com facilidade de um perfil para outro.

Se sua conta pessoal já tem muitos seguidores relacionados ao seu nicho, pode ser interessante converter o tipo de conta e manter todas as pastas e seguidores.

Caso tenham algumas pastas aleatórias, que não tenham nada a ver com o seu negócio, você pode removê-las ou torná-las “pastas secretas”.

A) Começar uma conta do zero
Acesse https://br.pinterest.com/. A página vai a aparecer assim:

Crie uma conta businnes no Pinterest para gerar tráfego e vendas.

Recomendo usar seu endereço de e-mail comercial. Nesse e-mail você receberá suas atualizações e avisos importantes. Então basta clicar no botão “Criar Conta” e seguir o passo a passo.

B) Converter conta pessoal para conta business
Selecione “Editar Configurações” e depois “Configurações da Conta”. Na aba “Alterações na Conta”, clique em “Converter Conta” e siga os passos seguintes.

2. Reivindique o seu Site

Depois de criar sua conta comercial, o próximo passo é reivindicar seu site no Pinterest.

Quando você mostra ao Pinterest que o site é realmente seu, ganha alguns benefícios, como:

  • Aumento de tráfego;
  • Acesso a análises – Pinterest Analytics;
  • Maior relevância nos resultados de pesquisa;
  • Autenticidade do perfil;
  • Foto do perfil visível ao lado de qualquer Pin seu.

Veja como reivindicar site no Pinterest – passo a passo.

No canto superior à direita clique nos três pontinhos e selecione “Configurações”. Clique na aba “Reivindicar”. Insira o URL do seu site e clique no botão “Reivindicar Site”.

Em seguida um pop-up vai abrir perguntando se você deseja usar a opção “Meta Tag” ou o “Upload de um arquivo HTML”. 

A) Meta Tag
1. Selecione a opção Adicionar tag HTML, copie a meta tag e clique em “Avançar”;
2. Adicione ao seu site na seção <head> do arquivo index.html, antes da seção <body>
3. concluir a configuração
4. De volta ao Pinterest clique em Enviar. A verificação da meta tag é automatica.

B) Upload de um arquivo HTML
1. Selecione a opção “Carregar arquivo HTML”. Baixe o arquivo. Clique em Avançar;
2. Faça o upload do arquivo HTML para a pasta raiz do seu site.
3: De volta ao Pinterest clique em Enviar. Seu site será verificado automaticamente.

3. Otimize o seu perfil para gerar tráfego no Pinterest

Otimize seu perfil no Pinterest para gerar tráfego pro seu blog.
Otimize corretamente seu perfil no Pinterest pra gerar tráfego e vendas.

NOME DA SUA CONTA
Você pode colocar o seu nome ou o nome da sua empresa. Mas deve incluir também palavras-chave nesta seção e seu perfil aparecerá em pesquisas relevantes. Eu usei, por exemplo, “Renato Faria – Marketing de Afiliados

FOTO DO PERFIL
Pode incluir aqui a sua foto ou o seu logotipo. A escolha vai depender da sua estratégia de marketing, do nicho em que você atua.

NOME DE USUÁRIO
É a sua URL no Pinterest. Aqui sua escolha deve ser coerente com o nome da conta do seu perfil. Se usar o nome do seu negocio, use também na URL. O meu ficou  https://br.pinterest.com/eurenatofaria/.

SOBRE SEU PERFIL
Fale aqui um pouco sobre você, sua biografia empresarial, o que você oferece. Escreva algo atraente que inclua palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado. O limite é de 160 palavras.

4. Configure pastas estratégicas 

Faça um planejamento das pastas a serem criadas. Assim todos os seus Pins vão ficar devidamente catalogados. Isso é ótimo pra que seu conteúdo seja encontrado. Você pode criá-las diretamente do seu perfil ou quando fixa um Pin.

Use palavras-chaves do seu nicho para nomear cada pasta. Melhor usar nomes curtos, com uma ou duas palavras. Inclua descrição e capa. 

As pastas podem agregar Pins só criados por você ou mesclar com Pins de outros usuários. Nesse caso, atente pra manter a coerência da palavra-chave.

Um boa dica pra criar pastas bem rankeadas no Pinterest é digitar a palavra-chave do seu nicho no buscador.

Vão aparecer logo abaixo os complementos mais procurados relacionados à sua palavra-chave. Veja o exemplo abaixo onde digitei “Marketing Digital”.

Digite a palavra-chave do seu nicho no buscador do Pinterest.

5. O Design de seus Pins

Pense no Design dos seus Pins. Isso é muito importante. Pode representar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia no Pinterest. Mas não copie. Sempre crie os seus próprios Pins!

No Pinterest são as imagens que atraem os usuários. Quanto mais profissionais, conceituais e belas forem suas imagens, mais tráfego e vendas você conseguirá. 

Analisar a concorrência é um bom caminho para ver que estilo de postagem tem mais engajamento. E é também boa fonte de inspiração.

O Pinterest prefere imagens verticais, embora aceite qualquer proporção. O tamanho ideal é de 735px X 1102px (para pins comuns) e de 800px X 2000px (para infográficos). O site Canva é uma ótima opção online e gratuita pra montar suas artes.

Basta criar lá uma conta e depois é só escolher o formato “Imagem para Pinterest”. Em seguida escolha um template ou comece do zero. O Canva oferece algumas fotos e formas gratuitas. Mas você também pode importar. 

Evite usar fotos do Google, pois podem ter direitos autorais. Use banco de imagens, onde as fotos podem ser usadas livremente para uso pessoal. Confira o post abaixo com dicas dos melhores bancos de imagens gratuitos.

🎯 SUGESTÃO DE ARTIGO
Bancos de Imagens Grátis: Confira Lista Top 10 para sua estratégia!

Busque manter uma mesma identidade visual, um mesmo padrão, assim os usuários, com o tempo, vão identificando de quem é o conteúdo. 

Inclua o logotipo do seu negócio nas imagens ou sua URL. Use textos curtos e chamativos, com gatilhos mentais para chamar a atenção. 

6. Gerando Tráfego com o Pinterest

Está na hora de fixar seu Pin nas pastas do Pinterest e começar a gerar tráfego para o seu site. Sempre que postar um artigo novo no seu blog, por exemplo, crie um novo Pin. Leve esse cliente potencial para conhecer seu trabalho.

Você também pode direcionar o link do Pin para um mini site para que ele termine a venda. Ou direcionar o usuário do Pinterest para o funil de vendas do produtor.

Uma outra estratégia é fixar um Pin onde o destino do link leve para uma página de captura de e-mail. Mostre no Pin sua isca digital e ofereça gratuitamente no seu blog. Confira o exemplo abaixo.

Exemplo de Pin com link para página com isca digital.

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7. Crie o seu Pin

1 – Clique no + no topo do site ou em criar Pin, na página inicial. Uma nova janela vai abrir, onde poderá carregar a sua imagem criada;
2 – Escreva um título chamativo para a imagem. Use a palavra-chave;
3 – Inclua uma descrição usando as palavras-chaves e hashtags relevantes ao conteúdo e ao seu nicho de mercado;
4 – Escolha uma pasta para guardar o seu Pin que esteja otimizada para o assunto da publicação. É possível também criar uma nova pasta no momento de armazenar o Pin.
5 – Coloque o seu link de afiliado sem encurtar e clique em publicar.

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Conclusão

Gerar tráfego através do Pinterest atrai um público bastante qualificado, porque são pessoas que já estão interessadas no tema do seu Pin.

No inicio os seus Pins terão poucas visualizações, mas ainda assim mantenha o foco e a consistência. Continue postando, faça testes, observe qual tipo de postagem gera mais engajamento.

Se esse artigo foi útil para você compartilhe com mais pessoas nas redes sociais. Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.  

Um forte abraço e até o próximo post! 😉

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    6 Comentários

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    1. Adorei seu post!

      Recentemente fiz um artigo sobre como o Pinterest está sendo responsável por 80% do meu tráfego orgânico no blog, a galera está gostando muito.

      • Olá Sandra!
        Fico feliz que tenha gostado! Visitei seu blog e gostei bastante. Assim que der vou ler alguns dos seus artigos. Forte abraço e sucesso!