Como Divulgar Link de Afiliado no Pinterest

No artigo de hoje vou te mostrar como divulgar link de afiliado no Pinterest de forma estratégica, para você conseguir vendas e sem levar bloqueio.

Sei que muitas pessoas começaram a utilizar o Pinterest para fazer as divulgações dos seus links de afiliado e estão encontrando o problema de levar bloqueio dentro da plataforma.

Esse bloqueio começou a acontecer porque muitos afiliados criam pins com o único intuito de levar as pessoas para a página de venda.

Todas as plataformas valorizam a experiência do usuário, portanto quando o Pinterest percebeu que tinha muita gente mandando pessoas para páginas de vendas, a plataforma começou a ter um controle mais rigoroso com relação a determinados links.

Eu vou te mostrar neste artigo como divulgar link de afiliado no Pinterest da forma correta, isto é, sem levar bloqueio.

Por que usar o Pinterest para divulgar link de afiliado?

Segundo o site Wikipedia, o Pinterest é uma rede social que funciona como um quadro de inspirações, onde os usuários compartilham imagens temáticas próprias ou postadas por outros usuários.

O que eu mais adoro no Pinterest é que cada pin (imagem) pode ser clicável, isto é, pode ter um link que vai levar o usuário ao site/ blog do conteúdo ali divulgado.

Dessa forma, o potencial do Pinterest para gerar tráfego qualificado para conteúdos externos é enorme. 

Nas redes sociais como Instagram ou Facebook as postagens “envelhecem”, quer dizer, têm uma vida útil de um ou dois dias no máximo. Depois ficam quase que esquecidas.

Já no Pinterest é diferente, porque os pins são como itens de colecionadores que ficam sempre ali na vitrine.

Um pin compartilhado por outros perfis pode entrar num ciclo positivo que o deixa sempre em evidência.

Saiba mais sobre o potencial desta rede social lendo este artigo: Como Usar o Pinterest para Gerar Tráfego e Vendas como Afiliado.

Como divulgar link de afiliado no Pinterest e não ser bloqueado?

Como está cada vez mais difícil incluir links de afiliados nos pins, resolvi trazer para você algumas alternativas para solucionar esse problema.

Confira abaixo as 3 melhores maneiras para divulgar link de afiliado no Pinterest, não levar bloqueio e alcançar os melhores resultados.

1. Use um domínio próprio

Como Escrever um Artigo para Blog

A primeira forma de divulgar link de afiliado no Pinterest e não levar bloqueio é ter um domínio próprio.

Nesse caso, você precisa comprar um domínio e contratar uma hospedagem, porque assim você pode trazer a página de venda para dentro da sua estrutura.

Então, em vez do usuário ser direcionado para o link do produtor (Hotmart ou Monetizze), o que não é mais permitido, ele vai direto para o seu domínio, que vai ter uma cópia da página de venda que você promove.

Quando você tem o seu próprio site é possível clonar uma página de venda idêntica à página do produtor, só que ela vai rodar dentro do seu domínio.

A página de venda clonada permite que você inclua os seus links de checkout, quer dizer, poderá levar o seu visitante direto para a compra e assim ganhar sua comissão.

Para clonar uma página de venda existem 2 formas:

1. Usando o plugin Elementor 

Com o plugin Elementor, mesmo na versão gratuita, é possível construir a página de venda manualmente, quer dizer, você vai olhando para página e vai copiando pedacinho por pedacinho dentro da sua estrutura. 

Essa forma funciona, mas você vai perder horas de trabalho construindo essa página.

2. Com o plugin HotLink Plus

Com o plugin HotLink Plus do pacote Ferramentas Ninja, que é o plugin que eu utilizo aqui no meu site, você consegue clonar qualquer página de venda em poucos minutos e incluir os seus links de checkout.

CLIQUE AQUI para adquirir o pacote de plugins Ferramentas Ninja com meu cupom de desconto: renatofaria.

Plugins Ferramentas Ninja para WordPress

2. Como divulgar link de afiliado no Pinterest usando o Google Sites

Se você ainda não pode ou não quer investir em hospedagem e plugins, uma ótima opção é usar o Google Sites.

A plataforma de criação de sites do Google é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa que tenha uma conta no Gmail.

Sem sidebars ou anúncios, uma página feita no Google Sites fica bem objetiva e sem distrações para o visitante, o que é ótimo para prender a atenção do usuário.

É muito intuitivo criar um site nessa plataforma. O resultado é uma página bem clean e leve para carregar.

O importante aqui é você focar numa boa copy, que vai ter uma “call to action” para levar seu visitante para página de venda.

Essa é uma ótima estratégia para que o seu link não leve bloqueio do Pinterest.

3. Crie um artigo de conversão

Uma ótima maneira de divulgar link de afiliado no Pinterest é criar um artigo de conversão.

Nesse artigo você vai falar tudo sobre o produto e ativar os gatilhos mentais para que o visitante sinta vontade em comprar.

Você pode tocar nas dores do seu avatar e explicar como esse produto pode ajudá-lo na solução dos seus problemas.

Explique o que é o produto, para que serve, porque é a melhor solução, quer dizer, um artigo com uma boa copy para aguçar a vontade do seu visitante em comprar o produto.

Você pode criar um artigo de conversão dentro da sua estrutura (seu blog ou mini site) ou em sites gratuitos como o Google Sites, Medium, Blogger entre outros.

Eu gosto muito de usar essa estratégia, porque muitas vezes o seu avatar ainda está em dúvida sobre o produto e um artigo de conversão pode quebrar objeções e funcionar mais.

Mas claro, não existe regra, é sempre bom testar. 

Clonar a página de venda dentro da sua estrutura também funciona bem, principalmente se for uma boa página de venda.

Tudo vai depender em que estágio do funil de vendas se encontra o seu avatar:

Meio do funil? Se for esse o caso, ele quer saber mais sobre o produto, então é melhor levá-lo para um bom artigo de conversão.

Fundo do funil? Nesse caso ele já sabe o que quer, então o melhor é levá-lo direto para página de venda clonada dentro da sua estrutura.

Curso GRÁTIS para Afiliados

Que tal aprender marketing digital e as melhores estratégias para conquistar as primeiras vendas como afiliado com um curso totalmente grátis?

Estou falando do curso criado pelo Alex Vargas, “Como Ser Afiliado e Vender na Internet“.

*Alex Vargas é top empreendedor em negócios online.

Curso grátis - Como Ser Afiliado e Vender na Internet

Conclusão

Sem dúvida o Pinterest pode ser um ótimo aliado para gerar tráfego abundante para o seu site/ blog.

Decididamente colocar seu link de afiliado diretamente no pin não é uma boa ideia.

Em primeiro lugar porque o Pinterest está bloqueando pins com URLs de sites de afiliados, como Hotmart, Monetizze entre outros.

Em segundo lugar porque a pessoa que clica no seu pin muitas vezes está no meio do funil, quer dizer, ela só quer informações do produto e talvez comprar num outro momento.

Então, o melhor é você trabalhar com a estratégia de enviar o usuário para um artigo review do produto, um artigo de conversão, para a página de captura do produtor ou mesmo um artigo de conteúdo.

No final você recomenda o produto.

Como disse antes, tudo também é teste. Não existem regras rígidas no marketing digital.

O importante é sempre estar atento ao que quer o seu avatar e ver qual a melhor forma de atraí-lo.

Bem, espero que este artigo tenha te ensinado de verdade a como divulgar link de afiliado no Pinterest, sem levar bloqueio e com as melhores estratégias.

Um grande abraço e sucesso 🙂

[ EBOOK GRÁTIS ] 🚀 SEO - GUIA COMPLETO PARA INICIANTES

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    4 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Então no caso teoricamente o robô do Pinterest capta e bloqueia através do link dos marketplaces? Digo, ele não lê o conteúdo da landing page, ou seja, se eu copiar a página de vendas e colocar no Google Sites teoricamente não vou levar bloqueio, estou correto? Pois o conteúdo é o mesmo, mas a URL é outra.

      • Isso mesmo Bruno!
        O Pinterest muitas vezes bloqueia domínios da Hotmart, Monetizze etc.
        Isso acontece em parte porque muita gente usou e ainda usa esses domínios no link do Pinterest.
        Já usando a URL do Google Sites normalmente não bloqueia, até pelo fato de ser Google.
        Porém existem outras razões para bloqueio, como por exemplo, divulgar produtos do nicho black.
        na medida do possível evite divulgar no Pinterest esses produtos.
        Espero ter ajudado. Abraço e sucesso 🙂