Ideias de Conteúdo

No artigo de hoje vou te mostrar algumas ferramentas para você ter ilimitadas ideias de conteúdo para o seu blog, canal do youtube, instagram ou qualquer outra estrutura que você trabalhe.

É muito comum ter o tal bloqueio criativo justo no momento que a gente mais precisa produzir conteúdos, porque dá aquela síndrome da tela em branco e nada acontece.

Isso já aconteceu muitas vezes comigo e provavelmente também com você, mas depois que eu descobri algumas técnicas, as ideias passaram a fluir como nunca.

Por que preciso ter muitas ideias de conteúdo?

Quem tem um negócio, seja digital ou mesmo físico, sabe da importância da internet para atrair possíveis clientes para o seu site, blog, canal do Youtube, Instagram etc.

Quanto mais tráfego você atrai para essas estruturas, certamente maior é a sua possibilidade de vender produtos, serviços ou fortalecer a sua marca.

Você pode gerar tráfego pago através de anúncios ou então tráfego orgânico (gratuito), entregando conteúdo de qualidade para a sua audiência.

Gerar tráfego para a sua estrutura de forma orgânica não é uma tarefa fácil, porque demanda tempo, consistência e periodicidade na criação de conteúdos.

Vou te mostrar como ter ideias infinitas de conteúdos, sempre que precisar, usando as melhores estratégias dos top redatores digitais.

Como ter ideias de conteúdo?

Muita gente acha que produzir conteúdo é um bicho de sete cabeças, que é difícil ter ideias, mas não é bem assim.

Na verdade existe uma metodologia para isso, ou seja, ferramentas que são usadas para gerar ideias de conteúdo sem fim.

Então vamos lá…

1. YouTube – ideias de conteúdo

A primeira técnica é usar o próprio buscador do YouTube para poder entender como as pessoas estão buscando por determinados assuntos.

Imagina que o seu nicho é de marketing digital e você quer produzir conteúdos sobre “ganhar dinheiro”, só que você já produziu vários conteúdos sobre isso e agora está sem ideia.

O que fazer então? É simples, você vai digitar no search do YouTube a palavra-chave “ganhar dinheiro”.

O próprio campo de busca vai te sugerir várias ideias, ou seja, as palavras que as pessoas mais digitam todos os meses dentro do YouTube.

Então se algum desses conteúdos se encaixa com aquilo que você entrega dentro do teu nicho, já é uma ideia para você poder anotar.

YouTube - Ideias de Conteúdo

No exemplo acima encontramos:

  1. ganhar dinheiro na internet
  2. … na internet 2021
  3. … online
  4. … no tik tok
  5. … no paypal
  6. … assistindo vídeos
  7. … no youtube
  8. … no picpay
  9. … jogando
  10. … com marketing digital
  11. … com app
  12. … na internet pelo celular
  13. … respondendo pesquisas

Organizar essas informações é essencial, então recomendo que você abra uma planilha no seu Google Docs ou Excel e anote todas essas ideias.

Seguindo ainda neste mesmo exemplo, você pode ter mais ideias colocando letras após “ganhar dinheiro”, por exemplo, se você digitar “ganhar dinheiro e”, vão aparecer novas opções:

  1. ganhar dinheiro escutando música
  2. … em casas
  3. … em casas 2021
  4. … extra
  5. … em app
  6. … em dolar na internet
  7. etc.

Assim você consegue encontrar ideias infinitas só usando o search do próprio YouTube, principalmente se você pretende criar conteúdo para esta plataforma.

É um exercício muito produtivo e recomendo muito que você faça e anote em sua planilha de ideias.

2. Google – ideias de conteúdo

Você também pode usar o search do nosso amigo Google, sem dúvida a principal ferramenta para quem quer encontrar qualquer tipo de conteúdo na internet.

Então novamente você pode usar o mesmo método, e como exemplo vou repetir a palavra-chave usada no search do YouTube: “ganhar dinheiro”.

Google -Ideias de Conteúdo

Você vai notar que algumas ideias são iguais às do YouTube, mas também aparecem novas ideias, com os termos mais buscados no Google.

  1. ganhar dinheiro online
  2. … assistindo vídeos
  3. … respondendo pesquisas
  4. … no kway
  5. … no tiktok
  6. … jogando
  7. … no picpay
  8. … online agora
  9. … no paypal

Seguindo o mesmo conceito você também pode ter novas ideias incluindo letras após a palavra-chave “ganhar dinheiro”, por exemplo, incluindo a letra “d”:

Google - Ideias de Conteúdo 2
  1. ganhar dinheiro digitando
  2. … de verdade
  3. … de graça
  4. … divulgando propaganda
  5. … de verdade jogando
  6. … dormindo
  7. … dançando na internet
  8. … digitando nomes
  9. … de verdade na internet

Ainda na ferramenta de busca do Google você encontra novas sugestões de conteúdo.

Se você digitar “ganhar dinheiro” e clicar em buscar, vai aparecer um pouco abaixo dos primeiros resultados, a sessão “As pessoas também perguntam”, com mais ideias do que as pessoas estão buscando nesse tema.

As pessoas também perguntam

No rodapé, em “Pesquisas relacionadas” você também encontra novas ideias.

Pesquisas relacionadas

E assim você consegue descobrir várias dúvidas que as pessoas têm por algum assunto específico e, portanto, novas ideias de conteúdo.

3. Planejador de Palavras-chave do Google – ideias de conteúdo

Se você precisa encontrar as palavras-chave certas que vão alcançar os clientes certos, então o Planejador de palavras-chave do Google é a melhor ferramenta.

Para isso, você só precisa ter um Gmail e configurar um perfil dentro do Google Ads.

Clique aqui para acessar o Planejador e depois de fazer o login, é só clicar em “Descobrir novas palavras-chave”.

Planejador de palavras chave do Google

Seguindo o mesmo exemplo anterior, você pode digitar “ganhar dinheiro” e clicar em “Ver Resultados”.

Novas palavras chave

Então aqui você tem, além da palavra-chave fornecida, novas ideias de palavras-chave relacionadas e a média de pesquisas mensais de cada uma.

Se você não tiver anunciando no Google, ele não vai te dar o volume médio de buscas mensais, por exemplo, de 10 mil a 100 mil buscas.

Novas palavras-chave - resultado

Assim como as ideias de conteúdo geradas pelo Planejador, os volumes de buscas são também informações relevantes na hora da escolha.

Você está vendo que não precisa ser um expert para conseguir ter ideias ilimitadas de conteúdo, ou seja, basta usar o que já tem na internet para descobrir como as pessoas estão buscando determinados assuntos.

4. Ubersuggest – ideias de conteúdo

O Ubersuggest é também uma ótima ferramenta online para obter novas ideias de conteúdo.

Embora ofereça o serviço gratuitamente, o site tem algumas limitações de quantidade de pesquisas diárias. 

Se você se logar com uma conta do Google esse limite aumenta um pouco.

Como exemplo então você pode digitar no campo de pesquisa “ganhar dinheiro”, escolhe na lista de idiomas ao lado “Português Brasil” e clica em “Buscar”.

Ubersuggest - Ideias de conteúdo

O Ubersuggest traz no resultado da pesquisa o volume de buscas mensais e a tendência de buscas ao longo do tempo.

Se for algum assunto ou produto sazonal, ou seja, um assunto que as pessoas se interessam em um período específico do ano, você vai conseguir entender qual é o período que despertou maior interesse.

Ubersuggest - Ideias de conteúdo

Um pouco mais abaixo você encontra a sessão “Ideias de palavras-chave” e clicando em “Ver todas as ideias” aparecem várias e várias ideias de conteúdo.

Ubersuggest - Ideias de conteúdo

O Ubersuggest é então mais uma ferramenta que você pode usar para produzir conteúdo e seguir alimentando a sua planilha.

Conclusão

Estas são então as 4 ferramentas que você pode usar como geradores ilimitados de ideias de conteúdo para criar seus artigos, vídeos, posts etc.

Uma estratégia extra que você pode fazer também é perguntar para a sua própria audiência quais os conteúdos que elas estão querendo.

Abrir a caixa de perguntas no seu Instagram para fazer perguntas para tua galera também é legal, porque além de gerar engajamento lá no Instagram, vai te dar ideias de conteúdo.

Então essas são as melhores estratégias, as melhores ferramentas para você ter ideias para produzir conteúdos infinitos.

Espero que este artigo possa te ajudar de verdade a ter ideias abundantes na hora de criar conteúdos de qualidade e, assim, gerar muito tráfego orgânico para o seu negócio online.

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Até o próximo artigo. Tamo junto!

Um abraço e sucesso 🙂

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

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