Calendário de Marketing 2024

Preparei este calendário de marketing com as principais datas comemorativas em 2024, que certamente vão impactar suas campanhas comerciais de forma positiva. 

Crie seus conteúdos de forma planejada, conectados com as datas comerciais mais importantes.

Ofereça promoções dos seus produtos no momento certo, ou seja, quando as pessoas estão mais abertas para as compras.

Sobre este calendário de marketing

Neste calendário você vai encontrar as principais datas comemorativas e de eventos de 2024.

Esse material vai te ajudar na promoção da sua marca, dos seus produtos, assim como atrair novos clientes. 

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para engajar suas postagens, atrair tráfego para os seus conteúdos e alavancar suas vendas.

Calendário de marketing 2024

10 a 13 de fevereiro: Carnaval – calendário de marketing

O Carnaval é sem dúvida uma festa muito esperada pelos brasileiros, de muita animação e diversão.

Nessa “vibe”, você pode criar publicações mais descontraídas para fortalecer a sua marca e atrair mais seguidores.

Muitos segmentos podem se beneficiar com essa festividade, por exemplo:

  • Fantasias e adereços carnavalescos;
  • Bebidas como cerveja, refrigerantes e água;
  • Comidas típicas de carnaval, como cachorro-quente, pipoca e algodão-doce;
  • Itens como balões, serpentinas, confetes e outros artigos;
  • Ingressos para desfiles de escola de samba e festas de Carnaval;
  • Locações e turismo em geral.

08 de março: Dia da Mulher – calendário de marketing

Dia da mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade neste calendário de marketing 2024, para oferecer promoções ou campanhas para esse público. Confira algumas ideias:

  • Promoções em produtos de cuidados como maquiagem, cremes, perfumes;
  • Pacotes de presentes ou descontos em acessórios como bolsas, joias;
  • Linha de produtos de decoração, especialmente para o Dia da Mulher, ou promoções em itens já existentes.
  • Experiências únicas, como jantares em restaurantes exclusivos, sessões de spa, ingressos para eventos, etc.
  • Serviços de beleza ou outros cuidados pessoais, como cortes de cabelo, massagens.

15 de março: Dia Mundial do Consumidor – calendário de marketing

Utilize gatilhos mentais para vendas e ofereça ofertas e promoções especiais aos seus clientes.

Veja algumas oportunidades para o Dia Mundial do Consumidor:

  • Descontos em produtos ou serviços;
  • Promoções especiais: sorteios ou brindes;
  • Ações de marketing: campanhas de mídia social e anúncios;
  • Eventos especiais: degustações e demonstrações de produtos;
  • Serviços adicionais, como atendimento personalizado ou suporte técnico.

Aproveite essa ocasião para mostrar compromisso com os seus clientes e oferecer experiências positivas.

21 de março: Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Posicionar o seu negócio do lado certo da história vai certamente agregar valor à sua marca.

Algumas ideias de ações de marketing para realizar no Dia Internacional contra a Discriminação Racial:

  • Campanhas de mídia social ou publicidade que destaquem a importância da luta contra a discriminação racial e promovam a diversidade e a inclusão;
  • Eventos e atividades organizadas por grupos da comunidade que atuam nessa luta;
  • Produtos ou serviços que apoiem causas contra o racismo e destinar uma parte dos lucros para ONGs dessa área;

Faça a sua estratégia de marketing fazer a diferença, ou seja, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

31 de março: Páscoa – calendário de marketing

Pascoa - calendário de marketing

A Páscoa é uma data que movimenta muito o comércio brasileiro, ou seja, é uma ótima oportunidade de negócios para diversos segmentos.

Oportunidades de negócios na Páscoa:

  • Vendas de produtos como ovos de chocolate, coelhinhos de pelúcia e outros itens temáticos;
  • Decoração de ambientes para eventos ou festas de Páscoa;
  • Eventos temáticos: festas ou piqueniques de Páscoa para crianças ou jantares especiais para adultos;
  • Cursos que ensinam a criar produtos artesanais de Páscoa e como vendê-los;
  • Vendas de produtos para presentes: cartões, flores ou outros itens personalizados para a ocasião.

Fique atento às tendências e necessidades do seu público-alvo nesta data.

12 de maio: Dia das Mães – calendário de marketing

O Dia das Mães é uma data muito esperada para o comércio em geral. É uma ótima oportunidade para as empresas de todos os tamanhos e setores.

Algumas ideias de vendas para o Dia das Mães:

  • Promoções especiais ou descontos;
  • Pacotes de presente personalizados para dar de presente;
  • Lançamento de produtos novos ou especiais para as mamães;
  • Campanhas de marketing nas redes sociais e e-mail marketing para promover suas ofertas;
  • Oferecer entregas grátis ou outros serviços de valor agregado para incentivar as compras.

Não fique de fora da segunda data comemorativa mais badalada do ano nos negócios online e físicos.

12 de junho: Dia dos Namorados – calendário de marketing

Vender produtos relacionados a relacionamentos e amor são sempre oportunidades imperdíveis. 

Confira algumas ideias de produtos que podem ser vendidos no Dia dos Namorados:

  • Presentes românticos: cartões, flores, velas perfumadas e chocolates;
  • Jóias: anéis de compromisso, pulseiras e colares;
  • Produtos para viagens: malas e passagens aéreas para destinos românticos;
  • Produtos para o bem-estar: massagens ou produtos de beleza.

Não se limite a apenas vender produtos nesta data, é muito bem vindo promovê-los de maneira atraente e criativa para fidelizar clientes. 

Você também pode oferecer promoções especiais ou pacotes de presente para incentivar as compras.

13 de agosto: Dia dos Pais – calendário de marketing

O Dia dos Pais inaugura o segundo semestre no calendário de marketing.

É sempre uma ótima oportunidade para promoção de produtos e serviços do mundo masculino. 

Algumas ideias de produtos:

  • Presentes práticos: ferramentas, roupas e acessórios de trabalho;
  • Livros, jogos e equipamentos esportivos;
  • Produtos de cuidado pessoal e itens para exercícios físicos;
  • Produtos para a casa: eletrodomésticos e itens de decoração;
  • Experiências: jantares em restaurantes ou passeios turísticos.

Crie campanhas nas mídias sociais, anúncios online e outdoors, e ofereça promoções especiais ou pacotes de presente para incentivar as compras. 

Opções personalizadas ou presentes comemorativos, como camisetas ou canecas com o nome do pai estampado também são ótimas ideias.

15 de setembro: Dia do Cliente – calendário de marketing

O Dia do Cliente não poderia ficar de fora neste calendário de marketing 2024, porque é sempre uma oportunidade única de fidelizar os seus clientes.

Ideias de ações de marketing para esta data:

  • Descontos ou promoções especiais para os clientes;
  • Campanhas publicitárias nas mídias sociais ou anúncios online para promover essas promoções;
  • Envio de e-mails ou cartões de agradecimento para os clientes;
  • Brindes ou amostras grátis dos seus produtos;
  • Sorteios ou concursos para os seus clientes participarem;
  • Eventos ou atividades especiais, como degustações de produtos ou palestras;
  • Serviços de atendimento ao cliente personalizados, como sessões de perguntas e respostas online ou consultas gratuitas.

Faça sempre essas ações de maneira autêntica e genuína, para que seus clientes se sintam valorizados pela sua empresa.

12 de outubro: Dia das Crianças – calendário de marketing

Dia das crianças

O Dia das Crianças é sempre bem vindo no segmento de games, brinquedos e livros infantis.

Veja algumas ideias de ações de marketing para esta data:

  • Campanha de marketing especial no Instagram ou Facebook com promoções ou sorteios relacionados ao Dia das Crianças;
  • Parcerias com empresas ou influenciadores que tenham seguidores interessados em presentes para crianças;
  • Descontos especiais para compras realizadas no Dia das Crianças;
  • Festa temática para atrair crianças e famílias.
  • Ação de doação, como doar uma parte dos lucros das vendas no Dia das Crianças para uma instituição de caridade que atende crianças.
  • Conteúdo especial no seu blog ou canal do YouTube com dicas de presentes;
  • E-mails promocionais para sua lista com ofertas especiais.

Seja criativo e lúdico nas suas ações de marketing para o Dias das Crianças.

29 de novembro: Black Friday – calendário de marketing

A Black Friday é uma das principais datas do calendário de marketing, porque as lojas físicas e online oferecem grandes descontos e promoções nesse dia. 

Confira algumas ações de marketing para atrair consumidores na Black Friday:

  • Descontos exclusivos: os descontos são uma forma eficaz de atrair os consumidores na Black Friday;
  • Evento online: se a sua empresa vende principalmente pela internet, crie um evento virtual para esta data, como ofertas especiais, sorteios e outras atividades divertidas;
  • Promoção nas redes sociais: posts para Instagram e uso de hashtags populares para alcançar um público maior.
  • E-mails promocionais: promova ofertas especiais da Black Friday na sua lista de e-mails, com links para compra online.
  • Brindes ou amostras grátis: isso pode ser especialmente eficaz se os brindes estiverem relacionados aos produtos que você vende.

Você escolhe se quer estender os descontos por todo o mês de novembro, na semana antes e pós Black Friday ou apenas no dia oficial.

25 de dezembro: Natal – calendário de marketing

Quem não sabe que Natal é época de compras? Você consegue passar por essa data sem presentear alguém?

Fica fácil de entender que as oportunidades de vendas são infinitas e praticamente para todos os segmentos.

Existem muitas maneiras de promover o seu negócio no Natal. Algumas sugestões incluem:

  • Promoções especiais ou descontos para compras de presentes;
  • Embalagens especiais ou brindes para clientes;
  • Postagens nas redes sociais para promover produtos ou serviços que são ideais para presentes de Natal;
  • Feiras de Natal ou eventos temáticos para promover o seu negócio;
  • Conteúdo de blog ou vídeos sobre presentes de Natal com links para os produtos;
  • E-mails marketing para a sua lista de contatos com dicas de presentes ou promoções de Natal;
  • Serviços personalizados para presentes de Natal.

31 de dezembro: Ano Novo – calendário de marketing

E para fechar com chave de ouro o nosso calendário de marketing, o Ano Novo é uma ótima oportunidade para aumentar o engajamento das suas publicações, se aproximar dos seus clientes e atrair mais seguidores.

Como as pessoas estão com aquele sentimento de renovação, produtos que prometem mudanças, como beleza ou emagrecimento costumam vender bem. 

Algumas ações de marketing para o Ano Novo:

  • Cartões de Ano Novo personalizados para clientes e parceiros de negócios;
  • Promoção especial de Ano Novo: desconto em produtos ou serviços, ou um sorteio de um prêmio atraente.
  • Evento de Ano Novo no local de negócios: festa para clientes e funcionários, ou uma palestra motivacional;
  • Campanha de mídia social: publicações nas redes sociais ou anúncios patrocinados com conteúdo relevante para o Ano Novo.

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Conclusão

Um calendário de marketing é essencial no planejamento e organização das atividades de marketing do seu negócio. 

Essa ferramenta permite que você crie estratégias de marketing eficientes, ou seja, publicações de conteúdo que serão visualizadas pelo seu público-alvo no momento certo.

Espero que esse calendário de marketing 2024 te ajude de verdade a alcançar objetivos, com campanhas estratégicas para cada data comemorativa específica

Um grande abraço e até breve 🙂

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

    12 Comentários

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    1. Uma bela sacada para todos que se ligam nas suas belas dicas, muito obrigado. e que esse ano seja de muito sucesso, Deus abençoes você e toda a sua família!

      • Muito obrigado Everson!
        Para quem trabalha com marketing digital, redes sociais etc, ter em mãos um calendário de marketing 2024 é sempre útil.
        Abraço e sucesso 🙂

    2. Excelente! É praticamente um mapa do que fazer! Perfeito para o planejamento antecipado e mais acertivo das ações de marketing desse ano. Gratidão! Dica top! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

      • Isso mesmo Stephan!
        Planejamento ´tudo em qualquer área e não seria diferente no marketing digital.
        Que bom que gostou e ajudou. Abraço e sucesso 🙂

      • Muito obrigado pelo comentário Alexandre!
        É sem dúvida um conteúdo útil para estratégias de marketing em 2024.
        Abraço e sucesso 🙂

    3. Grande Renato, sempre se destacando pelos seus conteúdos de alto valor e relevância, sem mencionar a dedicação que tem para a criação de cada conteúdo totalmente exclusivo, meus parabéns!

      • Grande Cleyton, gratidão pelo comentário!
        Esse calendário com certeza é sempre útil para empreendedores de uma maneira geral.
        Que bom que gostou. Abraço e sucesso 🙂