Como Ganhar Dinheiro no Pinterest

Neste artigo te mostro como ganhar dinheiro no Pinterest, com dicas práticas e estratégias infalíveis que realmente funcionam.

Pois é, meu amigo, parece até história de pescador, mas acredite, dá pra transformar cada imagem postada, ou seja, cada pin, numa oportunidade de faturar. 

Se você já tem familiaridade com a plataforma ou está começando agora, vou te explicar como tirar o máximo proveito dessa rede social, ou melhor, dessa ferramenta de busca. 

Vamos nessa?

O poder do Pinterest

Primeiro, é importante entender que o Pinterest não é apenas uma rede social, como muita gente pensa, onde as pessoas compartilham imagens bonitas. 

O Pinterest é uma ferramenta de busca visual, onde usuários procuram ideias, informações e inspirações. 

Imagine que você está planejando uma festa ou quer renovar o guarda-roupa. O que você faz? Vai no Pinterest e digita algo como “ideias de decoração para festas” ou “look feminino elegante”. 

A mágica acontece quando você encontra uma imagem que te inspira e, com um clique, é redirecionado para um blog ou uma loja online.

Como ganhar dinheiro no Pinterest

Agora, você deve estar se perguntando: “Ok, mas como eu ganho dinheiro com isso?” A resposta é simples: Quando você publica uma imagem no Pinterest, pode adicionar um link.

Cada clique pode gerar uma comissão para você. É isso mesmo! Você ganha dinheiro quando as pessoas clicam nos links e fazem compras ou apenas visitam seu site.

Só que existem formas corretas e validadas para usar links no Pinterest e que realmente podem aumentar as vendas dos seus produtos. Confira abaixo:

Conteúdo estratégico

Um conteúdo estratégico entrega uma solução ou informação relevante que desperta o interesse do usuário. Esse tipo de conteúdo é crucial para elevar o nível de consciência do lead, ou seja, educar e engajar a audiência em relação ao tema abordado.

Esse conteúdo estratégico pode ser apresentado num mini site, num artigo detalhado ou num vídeo explicativo.

Por exemplo, se você está promovendo um produto de beleza, o pin pode mostrar um antes e depois impressionante, enquanto o conteúdo vinculado oferece uma resenha aprofundada do produto, dicas de uso ou até mesmo um tutorial.

É nesse conteúdo que você deve incluir seu link de afiliado ou de produtor, de maneira sutil e natural. O link deve ser apresentado como uma indicação ou recomendação adicional, uma extensão de conteúdo, sem parecer uma venda direta ou forçada.

Conteúdo estratégico

Isca digital

Uma isca digital é um conteúdo oferecido gratuitamente em troca de informações de contato, como nome e e-mail, de potenciais clientes. 

Exemplos de iscas digitais incluem:

  • E-books
  • Webinars
  • Checklists
  • Tutoriais
  • Amostras grátis etc. 

A isca deve ter relação com o produto que você quer vender, porque assim você trabalha o gatilho mental da reciprocidade: se você ajudou seu lead com um conteúdo relevante e gratuito, ele pode ter vontade de comprar um produto seu como agradecimento.

Além disso, na captura do email você pode incluir o seu novo lead num funil de vendas, ou seja, esquentar seu lead através de newsletters que vão de conteúdos informativos até a conversão.

Conteúdo monetizado

Esse tipo de conteúdo é apenas um post, uma página informativa, onde você está apenas ajudando o seu lead com alguma informação relevante. 

Você pode monetizar esta página com anúncios do Adsense, por exemplo, onde você ganha por visualizações e cliques nos anúncios. 

Assim como no conteúdo estratégico, você pode gerar conteúdos informativos com mini sites, artigos ou vídeos.

Loja virtual

Pins no Pinterest que divulgam produtos, como roupas, acessórios ou qualquer item de moda, são uma excelente oportunidade para direcionar os usuários diretamente para a compra.

Ao adicionar links nesses pins, você pode levar os visitantes diretamente para a página de compra do produto em sua loja virtual. 

Isso facilita a jornada de compra do cliente, eliminando etapas desnecessárias e aumentando as chances de conversão. 

Por exemplo, se você está promovendo uma nova coleção de roupas, um pin bem desenhado e atrativo pode despertar o interesse do usuário. Quando ele clica no pin, é redirecionado diretamente para a página do produto, onde pode obter mais detalhes, verificar opções de tamanho, cores, e finalizar a compra.

Pinterest - Look Feminino Elegante

Página de vendas

Você até pode também incluir no pin o seu link de afiliado, que leve o seu lead direto para a página de vendas, mas esse lead pode ainda não estar com nível de consciência correta para compra, ou seja, pode ser um lead frio. 

Nesses casos a conversão será um pouco mais difícil. Além disso, links de afiliados podem ser bloqueados.

Por isso, embora seja uma estratégia fácil de colocar em prática, é com certeza a menos eficiente. Você até pode conseguir vender, mas dificilmente de forma recorrente.

Passo a passo para começar

  1. Crie uma conta business no Pinterest: Use um nome que reflita o nicho de conteúdo que você quer explorar. Pode ser moda, decoração, receitas, enfim, o que você gosta e entende.
  2. Configuração do perfil: Complete seu perfil com uma bio atraente e uma foto. Utilize palavras-chave relevantes no campo de descrição para facilitar que as pessoas encontrem seu conteúdo.
  3. Criação de boards: Os boards são como pastas onde você organiza suas imagens (pins). Crie boards que sejam específicos e organizados. Por exemplo, se o seu nicho é moda, você pode ter boards como “Looks de Verão”, “Moda Inverno”, “Estilo Casual”, e assim por diante.
  4. Postagem de pins: Agora vem a parte divertida: criar pins. Certifique-se de que suas imagens sejam de alta qualidade e atraentes. Use ferramentas como Canva para criar gráficos e adicionar texto às imagens.
  5. Utilize palavras-chave: Assim como no Google, o Pinterest funciona com base em palavras-chave. Pesquise e use palavras-chave populares em seus pins e boards para aumentar a visibilidade.

🎯 DICA DE LEITURA
Importância da pesquisa de palavras-chave no SEO

Estratégias para maximizar seus ganhos

  1. Seja consistente: Não basta postar uma vez e esperar que o dinheiro comece a cair do céu. Seja consistente e poste regularmente. Quanto mais conteúdo você tiver, maiores as chances de alguém encontrar seus pins.
  2. Crie pins diferentes para um mesmo conteúdo: algumas imagens podem ser mais atrativas do que outras. Criar pins diferentes para uma mesmo conteúdo é uma forma interessante de diagnosticar que tipos de imagens atraem mais o seu público-alvo.
  3. Experimente diferentes formatos de pins: No Pinterest você pode publicar pins de vídeo ou de imagens; com ou sem texto; com ou sem áudio. Experimente esses diferentes formatos para ver qual funciona melhor para o seu público.
  4. Aproveite as tendências: Use o Pinterest Trends para descobrir o que está em alta no momento. Crie conteúdo que esteja alinhado com essas tendências para atrair mais público.
  5. Colabore com outros criadores: Parcerias são uma ótima maneira de aumentar sua visibilidade. Colabore com outros criadores para fazer cross-promotion, onde ambos promovem o conteúdo um do outro.
  6. Use anúncios promovidos: Se você tiver um orçamento, considere usar pins promovidos. Essa é uma forma de colocar seu conteúdo na frente de mais pessoas e pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o tráfego e as conversões.
  7. Acompanhe as métricas: Use o Pinterest Analytics para acompanhar o desempenho dos seus pins. Veja quais estão gerando mais cliques e engajamento e foque em criar mais conteúdo desse tipo.

Conclusão: como ganhar dinheiro no Pinterest

Ganhar dinheiro no Pinterest é uma realidade acessível para quem está disposto a aprender e aplicar as estratégias certas. 

Lembre-se, a consistência é a chave. Com o tempo, você começará a ver os resultados do seu trabalho.

Então, não perca tempo! Comece hoje mesmo a explorar o Pinterest como uma ferramenta poderosa para ganhar dinheiro. 

E lembre-se, o sucesso vem para quem se esforça e persiste. Até o próximo post, e boa sorte na sua jornada digital!

Sobre o Autor

Renato Faria
Renato Faria

Designer Gráfico, Empreendedor Digital e Blogueiro. Carioca, criador da agência Interage Design. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

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